Topo

Longevidade

Práticas e atitudes para uma vida longa e saudável


10 hábitos diários para se sentir e obter uma aparência jovem e viver mais

iStock
Imagem: iStock

Marcelo Testoni

Colaboração para VivaBem

27/03/2023 04h00

Cirurgia plástica, preenchimentos, pílulas, cremes, horas e horas de academia. Há quem recorra a tudo isso para parar o tempo, ou melhor, desacelerá-lo no próprio corpo. Mas, quando se trata de jovialidade, saúde e bem-estar, o segredo é buscar equilíbrio, incorporar bons e simples hábitos de vida no dia a dia e agir com muito empenho, dedicação e paciência.

A seguir, veja 10 ações para uma aparência mais jovem e um corpo ativo, saudável e longevo.

1. Coma alimentos naturais

Comida saudável, refeição, frango, salada, verduras - iStock - iStock
Imagem: iStock

Hambúrguer, brigadeiro, batata-frita, refrigerante, esse cardápio pode ser delicioso, mas não é saudável nem indicado para o cotidiano. Para não inflamar e intoxicar o organismo e prevenir doenças crônicas, como diabetes, colesterol e doenças cardíacas, gastrointestinais e cânceres, prefira refeições com uma variedade de legumes, verduras, frutas, grãos e carnes magras.

2. Beba mais água

beber água, hidratação, hábitos saudáveis, mulher bebendo água - iStock - iStock
Imagem: iStock

Com dois litros ao dia previne-se rugas, olheiras, manchas e obtém-se uma pele mais sedosa e luminosa. Fora os benefícios para o cérebro, melhorando raciocínio, concentração, memória, e para a saúde de músculos e células, aumentando a disposição e o desempenho físico, e dos rins, contribuindo com o transporte de nutrientes e a eliminação de excesso de sais e toxinas.

3. Reduza o consumo de álcool

Drinque gim; gin; vódca; vodka; bebida alcoólica - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Se não bebe, continue assim, mas se o álcool é algo que você aprecia, o jeito é controlar sua ingestão. O abuso de bebidas causa desidratação, pele ressecada, inchaços e, no longo prazo, predispõe demências, cânceres, danos ao fígado e vasos sanguíneos, além de aumentar a produção de radicais livres, moléculas que produzem oxidação e aceleram o envelhecimento.

4. Deixe o cigarro de lado

Cigarro, fumar - iStock - iStock
Imagem: iStock

Tabaco reduz a circulação sanguínea dos tecidos, fazendo com que a pele perca viço e brilho, prejudica cabelos e unhas e amarela e contribui para a perda dos dentes. No que compete a doenças, ainda causa câncer de pulmão, enfisema pulmonar e asma. As versões eletrônicas são ainda piores, pois, fora a presença da nicotina, possuem aromatizantes e substâncias tóxicas.

5. Combata o sedentarismo

Ficar parado faz engordar e aumentar os riscos de infarto, trombose, AVC, diabetes e apneia do sono. Já caminhar cerca de 1 hora por dia melhora circulação, eficiência do pulmão, cérebro e coração e previne osteoporose e depressão. Com exercícios moderados e de forma habitual, é ainda melhor, pois combate-se flacidez, perda de músculos e dores e fortalece-se a imunidade.

6. Tome sol, com cuidados

Mulher jovem tomando sol, verão, calor, praia, bronzeado, bronzeamento, marquinha - iStock - iStock
Imagem: iStock

Tomar sol é fundamental para se adquirir vitamina D e melhorar humor, diminuir pressão arterial, fortalecer ossos e músculos, nos protegendo também de algumas formas de câncer e doenças autoimunes, como esclerose múltipla. Com pele clara, 10 minutos bastam e se ela for escura, até 45 minutos, e estamos falando do horário do pico do sol (entre 12h e 13h) e sem proteção mesmo, conforme preconizam os especialistas consultados por VivaBem. Mas após a exposição, é preciso aplicar protetor solar e se proteger.

7. Mantenha a mente ativa

Com o passar dos anos, se o cérebro não for exercitado com regularidade, sua capacidade produtiva tende a diminuir e junto, memória, criatividade, raciocínio, concentração e reflexos. Para evitar esses males e, mais à frente, possíveis doenças neurodegenerativas, aprenda coisas novas, leia bastante, converse, se autodesafie, reveja conceitos e não deixe de traçar metas.

8. Ria e desfrute a vida

felicidade, amor, alegria, família feliz, sorriso, rindo - iStock - iStock
Imagem: iStock

Tenha amigos, faça sexo, viaje. Quando estamos alegres, os níveis de cortisol, hormônio do estresse, e adrenalina, associada ao medo e à ansiedade, diminuem. Já dopamina, serotonina e endorfina, responsáveis pelo bem-estar, sensação de alívio e relaxamento, aumentam e os músculos do rosto e corpo se ativam, a oxigenação melhora e o semblante fica mais leve, simpático e jovial.

9. Dê atenção ao emocional

Com problemas em casa, no trabalho, relacionamentos e consigo mesmo, não só a saúde mental definha como o físico, que pode sofrer com as chamadas doenças psicossomáticas. Nesse sentido, buscar ajuda de especialistas em comportamento garante autoconhecimento, autorregulação de emoções e sentimentos, mais motivação e socialização e menor sofrimento.

10. Durma bem e na hora certa

dormir; sono - iStock - iStock
Imagem: iStock

Não permaneça nas preocupações do dia seguinte e no celular, TV e computador até altas horas. Essa combinação causa insônia, fator para rugas, olheiras, cansaço, irritação e aparência abatida. Para evitar esses estragos, crie horários para se deitar e se levantar, quanto mais cedo melhor (durma de 7 a 8 horas), e se possível, tire sempre um cochilo no intervalo do trabalho.

Fontes: Christiane Machado, geriatra do Hospital São Rafael, em Salvador; Natan Chehter, geriatra membro da SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia) e Paulo Camiz, geriatra e professor no HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).