Topo

Sente coceira após tomar pré-treino? Entenda efeito do suplemento no corpo

Anupong Thongchan/EyeEm/Getty Images
Imagem: Anupong Thongchan/EyeEm/Getty Images

Colaboração para o VivaBem

24/02/2023 04h00

Se você consome um suplemento pré-treino, provavelmente já passou pela experiência de, antes de se sentir mais disposto para o treino, notar uma leve coceira em partes aleatórias do corpo, incluindo mãos, couro cabeludo, ponta do nariz e orelhas.

Se a sensação já o incomodou, não se preocupe. Não se trata de uma alergia ou reação negativa ao suplemento, e sim um efeito colateral de uma das substâncias desses produtos: a beta-alanina.

Os produtos anunciados no mercado de nutrição como pré-treino são geralmente compostos por substâncias como cafeína, taurina, TCM, arginina, tirosina, colina, l-carnitina e beta-alanina. Mas esta última é a principal relacionada ao formigamento.

Supõe-se que a beta-alanina ative genes ou receptores acoplados dos neurônios sensitivos da pele, induzindo a essa sensação de prurido (coceira) e formigamento cutâneo, que é transitória.

De acordo com Clayton Luiz Dornelles Macedo, especialista em medicina do esporte e do exercício, o efeito ocorre em quem consome mais de 800 mg de suplemento pré-treino. O efeito colateral pode ser atenuado usando doses menores divididas ou uma fórmula de liberação prolongada (que não é absorvida de forma tão rápida pelo corpo).

Além da coceira: beta-alanina é aliada do treino

No pré-treino, a beta-alanina tem como função principal reduzir a fadiga durante o exercício. Além disso, a combinação desse aminoácido com histidina (geralmente também presente nos suplementos pré-treino) sintetiza a carnosina, outro aminoácido encontrado em concentrações elevadas no músculo.

"Foi demonstrado que níveis elevados de carnosina podem ser benéficos ao desempenho esportivo, por minimizar a redução do pH intramuscular durante o exercício, diminuindo a acidez muscular", afirma Macedo, que é presidente do departamento de endocrinologia do exercício e do esporte da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).

Os benefícios do pré-treino para o desempenho esportivo

"A principal ação dos pré-treinos é estimular o sistema nervoso central por meio de substâncias como a taurina e a cafeína —esta última, em uma quantidade até quatro vezes maior do que uma xícara de café, a depender do suplemento", indica Fabrício Buzatto, médico do esporte e fisiatra do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Espírito Santo.

Embora não faça milagre, o suplemento ajuda a retardar a fadiga e aumentar o desempenho esportivo. "Melhor força, potência, foco e tempo de reação são benefícios esperados", complementa Isolda Prado, médica nutróloga, membro da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) e professora de nutrologia da UEA (Universidade do Estado do Amazonas).

Buzzato aponta, ainda, que há marcas que adicionam componentes como vitamina B, vitamina C, magnésio e outros. "Especificamente para o pré-treino, essas vitaminas não têm ação, e acabam tornando o produto mais caro."

Cuidados necessários ao tomar pré-treinos e outros suplementos

"É necessário o cuidado na compra dos suplementos, pois devido, muitas vezes, à falta de uma fiscalização e regulamentação rigorosa, podem estar presentes substâncias nocivas", diz Prado.

De acordo com a médica, o ideal é só utilizar a substância após a prescrição médica ou nutricional. Para pacientes com comorbidades (diabetes, hipertensão, distúrbios do humor, por exemplo), é preciso mais rigor para a avaliação de substâncias prescritas, sobretudo se em conjunto com outro medicamento, que pode potencializar danos.

Mulheres grávidas, idosos e cardiopatas também são predispostos aos efeitos tóxicos de doses mais altas de pré-treinos e devem receber avaliação médica.

"Em geral, por ter como ingrediente principal a cafeína, o consumo da substância em altas doses, seja intencional ou não, pode resultar em náuseas, insônia, agitação psicomotora, palpitações cardíacas, arritmias e dor de cabeça", afirma Macedo, da SBEM.