Topo

Dieta mediterrânea é eleita a melhor do ano pela 6ª vez; veja lista

iStock
Imagem: iStock

De VivaBem, em São Paulo

06/01/2023 15h59

Se você segue a dieta mediterrânea, continue assim. Ela foi classificada como a melhor dieta do ano pela 6ª vez consecutiva, de acordo com o ranking do US News & World Report, um conglomerado de mídia dos Estados Unidos que faz esse tipo de lista há mais de 30 anos.

Na sequência, os especialistas colocaram a dieta Dash e a dieta flexitariana empatadas em 2º lugar.

O que é cada uma:

  • Dieta mediterrânea: inclui frutas, legumes, peixes, azeite, oleaginosas, grãos e cereais. Leites e queijos são consumidos com parcimônia, e o vinho também está presente durante as refeições. A carne vermelha é consumida raramente. Estão fora da dieta os embutidos, enlatados e os alimentos ultraprocessados.
  • Dieta Dash: é focada para casos de hipertensão. Não à toa, o principal foco dela é a alimentação com menos sódio, além da mudança de hábito. A dieta inclui ainda vegetais, carboidratos integrais, grãos, leites e queijos, óleos vegetais, castanhas e carnes magras ao cardápio.
  • Dieta flexitariana: é como um "vegetarianismo flexível", que tem como proposta excluir o consumo de proteína animal em alguns dias da semana, sem precisar abrir mão para sempre do consumo de carne, frango, porco e derivados do leite.

O que elas têm em comum: as três dietas reduzem ou eliminam totalmente os alimentos processados. Eles focam em frutas, verduras, leguminosas como feijões e lentilhas, grãos integrais, nozes e sementes.

Você pode aprender as lições e a abordagem do padrão alimentar mediterrâneo e aplicá-lo a qualquer cozinha de qualquer país. Gretel Schueller, editora-chefe de saúde do US News & World Report, à CNN.

Qual objetivo da dieta mediterrânea?

  • Optar por este padrão alimentar trará benefícios à sua saúde. No entanto, comer grandes quantidades dos alimentos (mesmo os preconizados na dieta) e gastar poucas calorias pode resultar em quilos a mais.
  • É importante lembrar que o objetivo da dieta não é o emagrecimento. Se você deseja reduzir o número da balança, o ideal é fazer acompanhamento com um profissional de saúde.
  • Ela é considerada segura por combinar não só a diversidade na alimentação como também um modo de vida mais saudável.

Como o ranking é feito

Um painel de especialistas analisou 24 dietas e as classificou com base em várias categorias, incluindo a facilidade de segui-las e o quanto promovem a perda de peso (tanto a curto quanto a longo prazo).

Algumas dietas foram integradas em categorias existentes, incluindo cinco na dieta mediterrânea. Duas novas dietas —cetogênica e Pritikin— foram adicionadas à lista.

Os resultados da pesquisa

  • A dieta mediterrânea teve a pontuação geral mais alta com 4,6/5,0. Tanto a dieta Dash quanto a flexitariana receberam pontuação de 4,4.
  • A dieta Dash, na verdade, teve uma pontuação mais alta do que a dieta mediterrânea na perda de peso, mas a mediterrânea recebeu uma pontuação mais alta em saúde.
  • A dieta mediterrânea pontuou alto na categoria de redução do colesterol. A dieta flexitariana foi listada como a mais adequada para a família, enquanto a Dash foi a melhor para a saúde dos ossos e das articulações.