Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


O que é cefaleia tensional, que afeta influenciadora Virginia Fonseca

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Do VivaBem, em São Paulo*

04/10/2022 16h16

A cefaleia, popularmente conhecida como dor de cabeça, é motivada por múltiplos fatores, como a sinusite, por exemplo. O tipo mais comum é a chamada cefaleia tensional, que pode estar associada ao estresse ou à insônia. A condição foi recentemente apontada como a causa que pode estar por trás das dores de cabeça que a influenciadora digital Virginia Fonseca vem sentindo durante a gravidez.

"Sem sinusite. Doutora falou que pode ser cefaleia tensional", escreveu ela em uma publicação nas redes sociais, nesta terça-feira (4). Estima-se que existam entre 150 e 200 tipos de cefaleia e que a dor acomete entre 10% e 20% da população. A cefaleia do tipo tensional é classificada como primária, ou seja, a dor de cabeça é o principal ou único sintoma.

O que é a cefaleia tensional

Considerada a mais prevalente na prática médica, a cefaleia tensional pode aparecer de forma episódica ou crônica e tem entre as principais características a sensação de dor em aperto ou pressão nos dois lados da cabeça. A intensidade é de leve a moderada e a duração pode variar de 30 minutos a sete dias.

Outra característica importante é que a cefaleia tensional não traz consigo outros sintomas, como náusea ou vômito, nem piora com a prática de atividade física. Geralmente, está associada a estresse, insônia e jejum prolongado, mas pode também ser provocada por múltiplas causas, como sinusite, meningite e aneurisma.

A cefaleia tensional também pode estar associada à DTM (disfunção temporomandibular), um problema que afeta a articulação que faz a junção entre a mandíbula, o osso móvel da face, e o osso temporal, que é fixado na base do crânio. Além de estresse e ansiedade, esses casos também podem ter relação com hábitos como o bruxismo e a má postura nas atividades diárias.

Como funciona o tratamento

A cefaleia tensional requer acompanhamento e tratamento médico quando se torna frequente. O mais importante é saber a causa determinante que está provocando a dor. Na hipótese de uma sinusite, por exemplo, primeiramente, é preciso tratar a inflamação nasal.

Em casos de crises persistentes a ponto de atrapalhar as atividades diárias e prejudicar a qualidade de vida, é necessário procurar um neurologista. Ele irá distinguir entre cefaleia primária (a dor é o único sintoma) ou secundária (que pode ser provocada por tumor, AVC ou trombose venosa, entre outros problemas), ou mesmo se o que afeta o paciente é, na verdade, uma enxaqueca.

Além de saber o diagnóstico, na consulta médica você receberá a correta recomendação de medicação, pois o popular analgésico que tomamos em situações específicas —uma dor de cabeça decorrente de uma noite mal dormida ou após um dia estressante, por exemplo— só é recomendado para uso de forma pontual e não como tratamento.

É diferente da enxaqueca?

A enxaqueca é um dos tipos de cefaleia. Os dois quadros se diferem pela localização da dor; duração; intensidade; intolerâncias, como a odores ou luminosidade; e se é acompanhada de outros sintomas, como enjoo.

A cefaleia é motivada por múltiplos fatores, como a sinusite, por exemplo. Já a enxaqueca, também conhecida como migrânea, é causada por uma predisposição genética e se caracteriza pela forte intensidade, podendo se tornar crônica quando ocorre mais de uma vez por semana ou mais de quatro vezes por mês.

Em maio deste ano, após ficar internada, a influenciadora Virginia Fonseca também foi diagnosticada com cefaleia refratária à analgesia convencional, condição na qual a pessoa tem uma dor de cabeça que não passa com uso de medicamentos normalmente utilizados.

*Com informações de reportagem publicada em 15/10/2021.

Instale o app de VivaBem em seu celular

Com o nosso aplicativo, você recebe notificações das principais reportagens publicadas em VivaBem e acessa dicas de alimentação, saúde e bem-estar. O app está disponível para Android e iOS. Instale-o agora em seu celular e tenha na palma da mão muitas informações para viver mais e melhor!