Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Sinto coceira pelo corpo e ainda não descobri o motivo. O que pode causar?

Daniel Navas

Colaboração para o VivaBem

09/08/2022 04h00

São diversas as causas que podem levar a um quadro de coceira no corpo. Geralmente, o problema pode estar associado à pele extremamente seca, ao uso excessivo de sabonete ou algum produto com muita fragrância ou corante que pode estar desencadeando alergia na pele.

Além disso, certos medicamentos de uso crônico podem causar o que é chamado de farmacodermia, uma alergia de pele causada por uso de medicamento. Algumas doenças dermatológicas agudas ou crônicas também podem levar a coceiras, assim como a urticária, que é um problema que tem como característica o surgimento de placas que coçam um pouco e que podem até doer.

Por ter diversas causas por trás da coceira, é importante buscar a ajuda de um médico dermatologista. O especialista fará exames a fim de chegar ao diagnóstico correto.

O tratamento, claro, deverá ser relacionado à causa da coceira. Portanto, se a causa for uso do medicamento, será necessário suspender a medicação que está causando alergia de pele e substituí-la. Por outro lado, se a causa é um cosmético, sabonete ou creme, é importante parar de usar esses produtos e tratar os sintomas com medicações antialérgicas e anti-inflamatórias, caso necessário.

Ao seguir o tratamento corretamente, é possível controlar o problema. Além de seguir o tratamento, também dá para se prevenir no dia a dia:

  • evite banhos quentes;
  • não use esponjas ou buchas;
  • utilize sabonetes de limpeza suave;
  • hidrate a pele do corpo;
  • não fique se coçando --é um ciclo, quanto mais coça, mais dá vontade de coçar;
  • tome as medicações antialérgicas prescritas pelo médico;
  • suspenda ou evite contato com o agente que está causando a alergia ou coceira.

Fontes: Karoline Pacheco, médica dermatologista do Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba (PR); Luciana de Abreu, médica dermatologista da clínica Dr André Braz, no Rio de Janeiro (RJ); Marco Túlio, médico dermatologista do HUWC-UFC (Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará).

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.