Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Autoteste: como funciona e como fazer para saber se está com covid-19

Gabriel Dias

Colaboração para VivaBem

13/06/2022 15h32

A utilização do autoteste de antígeno (AT-Ag) no Brasil foi aprovada em janeiro deste ano pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A principal vantagem desse tipo de teste é a possibilidade de ele ser feito em casa por conta própria ou por amigos e familiares. A testagem utiliza apenas muco nasal e é fácil de realizar em casa.

O autoteste funciona, basicamente, da mesma maneira que o teste de antígeno, a diferença é que não necessita de receituário. Ele utiliza o chamado método imunocromatográfico, que indica a presença ou não de um antígeno por meio de cor. O seu formato é similar ao de um dispositivo de testagem para gravidez.

É indicado para ser feito no período entre o 1º e 7º dia do início dos sintomas; e a partir do 5º dia em pessoas assintomáticas que tiveram contato com casos confirmados.

O teste é uma forma de antecipar o diagnóstico da doença e pode ser utilizado para fins de prevenção. A indicação de uso é para os momentos de aparição dos primeiros sintomas ou mesmo situações que exigem maior cuidado de forma preventiva.

Como é feito o autoteste?

Essa informação pode variar de produto para produto, por isso é indispensável a leitura de todas as instruções do autoteste que você comprou antes de usar. Normalmente, esses testes buscam a proteína do Sars-Cov-2, o vírus da covid-19, presente no nariz, com um cotonete. A diferença é que, com o autoteste, o próprio paciente faz todo processo, seguindo as instruções de uso.

O kit de autoteste é composto de um tampão de extração, um filtro e o famoso swab —espécie de cotonete utilizado para a coleta de secreção nasal.

A forma mais comum de realizar o autoteste é seguindo as seguintes orientações: o primeiro passo é lavar bem as mãos para não acontecer uma contaminação cruzada. Em seguida, é preciso pegar o swab e girar 10 vezes no interior das narinas.

Depois, o cotonete deve ser mergulhado no tubo que vem com líquido, girando outras 10 vezes para que as partículas se misturem à solução. É importante pressionar o cotonete contra o fundo do tubo no fim, para evitar erros.

Então, deve-se fechar o tubo com a tampa conta-gotas e pingar algumas gotas no dispositivo do teste. Geralmente é preciso esperar de 15 a 30 minutos para ver o resultado. Uma linha na letra C indica que o teste deu negativo, enquanto T representa infecção com o coronavírus. Caso não apareça linha, o teste está inválido e precisa ser refeito. Caso a linha apareça em C e T, o teste indica positivo.

Após sair o resultado, é importante que o material utilizado seja descartado corretamente dentro da embalagem fornecida junto ao kit. Além disso, certifique-se sempre se a testagem atende ao prazo de validade estabelecido na embalagem.

Caso o resultado do teste dê positivo, é recomendável que a pessoa procure uma unidade de saúde ou um hospital para que, lá, seja examinado e tenha o diagnóstico confirmado —provavelmente, colhendo um exame PCR, considerado o mais confiável para o diagnóstico da doença.

Por ser feito por pessoa leiga o teste corre risco de má execução ou interpretação, sendo uma estratégia complementar aos demais e funcionando como triagem. O autoteste também pode ser feito para saber se já é a hora de sair do isolamento após ter sido contaminado.

Onde comprar o autoteste?

Os autotestes podem ser comercializados em rede de drogarias, farmácias e distribuidoras de medicamentos, as empresas interessadas em comercializar o produto devem pedir autorização para a Anvisa. Ele também pode ser adquirido pela internet se a empresa for regularizada junto à Anvisa —a venda não será liberada em qualquer site conhecido de e-commerce.