Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Estudo aponta possível forma de 'rejuvenescer' o sistema imune de idosos

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

24/04/2022 17h28

Um estudo espera revelar os caminhos para "rejuvenescer" o sistema imunológico em pessoas idosas. A descoberta é importante porque esta faixa etária tem menor defesa natural e, por isso, está mais vulnerável a desfechos ruins quando expostas à ação de vírus, como o da covid-19.

"Por meio deste estudo, ganhamos uma nova compreensão de por que os adultos mais velhos são mais suscetíveis a doenças infecciosas, o que nos permitirá identificar potenciais novos tratamentos", falou em nota o autor sênior Michael Demetriou, professor de neurologia da Escola de Medicina Irvine da Universidade da Califórnia (EUA). A pesquisa foi publicada no periódico Natural Aging.

Uma das principais células imunológicas dos humanos é chamada de T. Elas são responsáveis por coordenar a resposta imune diante de vírus e demais patógenos e, conforme as pessoas envelhecem, essas células perdem força.

Segundo os pesquisadores, que analisaram células T humanas de pessoas idosas e de camundongos, há alteração nos N-glicanos (carboidratos complexos). Originalmente, eles se ligam às proteínas e são essenciais para indicar como elas irão atuar.

A remodelação dos glicanos pode ser um problema, e é isso o que aconteceria em pessoas idosas, apontam os pesquisadores. O estudo indica que há maior quantidade de glicanos "remodelados" nas células imunológicas, com maior intensidade em mulheres do que em homens.

"Nossa pesquisa revela que reverter a elevação nos glicanos ramificados rejuvenesce a função das células T humanas e de camundongos e reduz a gravidade da infecção por salmonela em camundongos fêmeas velhas", disse Demetriou.

A equipe afirma que o estudo pode ser a porta para a produção de terapias específicas de reforço ao sistema imunológico. No entanto, ainda é preciso avaliar se o tratamento será possível além das condições laboratoriais.