Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Fui diagnosticado com sinusite crônica, quais cuidados preciso ter?

Daniel Navas

Colaboração para o VivaBem

01/03/2022 04h00

Resumo da notícia

  • O principal é realizar a lavagem nasal com soro fisiológico várias vezes ao dia
  • Além disso, mantenha os ambientes sempre arejados e livres de poeira, evite o choque térmico, tome bastante líquido
  • Se tiver com sintomas como inchaço nos olhos, febre, dor no rosto, busque a ajuda de um otorrinolaringologista

O principal cuidado é realizar a lavagem nasal com solução fisiológica várias vezes ao dia. Existem no mercado algumas opções de dispositivos que ajudam nesse tipo de lavagem, o que facilita o processo, mas são mais caros do que o frasco de soro. É importante nunca fazer esse procedimento com água pura ou com outras substâncias como chás e ervas.

Caso você não saiba como fazer a lavagem, é bem simples: no banheiro, fique em frente ao espelho e pia. Posicione o nariz na direção do ralo e incline levemente a cabeça para frente com a boca aberta. Coloque a solução em uma seringa sem agulha e aplique nas narinas, uma de cada vez.

Esta técnica tão importante ajuda a eliminar as impurezas, como o excesso de muco, o que deixa o nariz menos entupido. Além disso, com o passar do tempo, esse processo também contribui na redução da inflamação e inchaço causados pela rinossinusite.

Além da lavagem nasal, outros cuidados não menos importantes devem ser levados em consideração. Entre as precauções estão: manter os ambientes arejados e sem fatores que possam causar a sinusite, como poeira, pólen etc.; evitar choque térmico (sair do banho quente e entrar em um ambiente gelado, por exemplo); tomar bastante líquido; seguir as orientações do uso dos medicamentos prescritos pelo médico.

É importante também evitar o uso de descongestionantes tópicos. Se precisar utilizá-los, siga a orientação do profissional da saúde. Evite também assoar demais o nariz, pois isto pode levar a secreção para o ouvido e causar a otite média aguda. Além disso, caso você esteja com sintomas como inchaço nos olhos, febre, dor no rosto, é importante buscar imediatamente a ajuda de um otorrinolaringologista.

Será durante a consulta que o profissional da saúde poderá fazer um diagnóstico mais preciso e indicar um tratamento individualizado. As terapias podem variar entre medicamentos tópicos nasais, antibióticos e corticoides via oral, até mesmo a cirurgia, em último caso.

A rinossinusite crônica é uma inflamação na mucosa do nariz e seios paranasais cujos sintomas incluem obstrução e secreção nasal, perda de olfato, sensação de pressão ou dor facial, cefaleia, tosse, entre outros. Esses sinais duram por, pelo menos, 12 semanas. Aliás, essa é a diferença do problema crônico para o agudo: o tempo de permanência dos sintomas.

Fontes: Fabio Zanini, médico otorrinolaringologista do Hospital Baía Sul, em Florianópolis (SC); Fernão Bevilacqua Alves da Costa, médico otorrinolaringologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo; Jefferson Pitelli, médico otorrinolaringologista do Hospital Anchieta de Brasília; Raquel Coelho de Assis, médica otorrinolaringologia do HU-Univasf (Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco), em Pernambuco, que faz parte da Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.