Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Onda de calor: quais os riscos à saúde de temperaturas a quase 50ºC?

Temperatura pode chegar a 50ºC em cidades da América do Sul - Xurzon/Getty Images/iStockphoto
Temperatura pode chegar a 50ºC em cidades da América do Sul Imagem: Xurzon/Getty Images/iStockphoto

Do VivaBem*, em São Paulo

12/01/2022 19h18

Cidades da Argentina, Paraguai e Uruguai podem registrar temperaturas próximas aos 50ºC, causadas pela onda de calor na parte central da América do Sul. No Brasil, as temperaturas subiram especialmente no Rio Grande do Sul, chegando a 40ºC. O fenômeno é resultado de uma massa de ar quente e seca na região.

O calor excessivo demanda cuidados específicos com a saúde, principalmente para evitar quadros de insolação, e reforça a importância de manter a hidratação.

Estresse térmico

Um dos principais efeitos das altas temperaturas à saúde é o estresse térmico, ou estresse por calor, que pode trazer agravantes —como quadros de insolação.

Quando os mecanismos do organismo se tornam insuficientes para controlar a temperatura, aparecem os sintomas desagradáveis. A vasodilatação exacerbada abaixa a pressão arterial, o que leva à hipotensão, sensação de tontura e cansaço. O excesso de suor também pode levar a sintomas de desidratação, como dores de cabeça, boca e pele secas, tonturas ao levantar ou sentar rápido demais e até desmaios.

Câimbras e mau humor

Por perdermos muitos eletrólitos no suor, câimbras também podem aparecer. E o humor também sofre com as alterações de temperatura —como ficamos incomodados com a sensação de calor, liberamos hormônios do estresse e ficamos mais suscetíveis à irritabilidade.

Insolação

Caso a pessoa continue exposta ao sol, o quadro pode evoluir para insolação. O organismo começa a produzir suor que, ao evaporar, resfria a pele e ajuda a manter sua temperatura controlada. No entanto, esse mecanismo pode não dar conta de "esfriar" o corpo se você ficar por tempo prolongado em um ambiente muito quente. Além disso, se a água e os eletrólitos (sódio, potássio) perdidos na transpiração não forem repostos, a insolação pode evoluir para desidratação.

Os primeiros sinais de insolação são leves e vão evoluindo caso a exposição ao calor persista. Em princípio, é comum ter indisposição, tontura, dor de cabeça, sensação de desmaio, náusea, vômito, visão turva, queda de pressão arterial e febre. Mas se chegar a 40ºC há ricos de coma e morte.

Problemas de circulação

Outro efeito associado às temperaturas elevadas são os problemas de circulação, sobretudo para quem tem trombose e varizes, por exemplo. Pode haver inchaços (edemas) nas pernas pela vasodilatação e acúmulo de líquidos, assim como dores, coceiras e ardência.

Cuidado com crianças e idosos

Pessoas que têm problemas de saúde, idosos, gestantes e crianças podem ser mais afetados porque seu organismo demora ainda mais para se adaptar a altas temperaturas, e podem sofrer consequências mais graves, como perda da consciência, distúrbios eletrolíticos graves que levam a convulsão, tetania e até o coma.

Como se proteger do calor

  • Ingira pelo menos dois litros de água por dia;
  • Use filtro solar com FPS acima de 50, e, se possível, protetor labial com filtro para evitar queimar os lábios;
  • Utilize barreiras físicas, como boné, chapéu, óculos de sol e camiseta quando for se expor ao sol;
  • Procure ficar em locais ventilados;
  • Se possível, não se exponha diretamente ao sol, e evite horários em que o sol está mais forte, especialmente próximo ao meio dia.

*Com informações de reportagens publicadas em 25/08/2021, 23/01/2019 e 02/02/18.