Topo

Inchaço é comum no verão; veja alimentos e bebidas que ajudam a desinchar

iStock
Imagem: iStock

Fabiana Gonçalves

Colaboração para o VivaBem

12/01/2021 04h00

Resumo da notícia

  • O edema (inchaço) pode ser causado por altas temperaturas, alimentação ruim, consumo de bebidas alcoólicas ou até ficar longos períodos em pé
  • Parece contraditório, mas a verdade é que uma boa maneira de reduzir o inchaço é beber água
  • Alimentos ricos em água, potássio e magnésio e pobres em sódio favorecem a diurese e diminuem a retenção de líquidos
  • Se o inchaço vem acompanhado de muita dor, não melhora após uma noite de descanso e persiste por vários dias, é preciso ficar atento a outras causas

Ao fim de um dia de calor é comum encontrar pessoas que se queixam de as pernas estarem mais pesadas e cansadas. É que as altas temperaturas provocam a dilatação dos vasos sanguíneos, contribuindo para uma sobrecarga na circulação. Com o sangue acumulado nas extremidades do corpo, como mãos, pernas e pés, o processo de drenagem das veias é mais lento, levando ao inchaço.

Esse processo é muito comum porque o nosso sistema circulatório é sensível às variações de temperatura —contraem no frio e dilatam no calor. "Nesse caso, para que o sangue volte dos pés ao coração, chamado de retorno venoso, é necessário que seja feita a distribuição do sangue para os outros membros do corpo, e para que isso aconteça deve-se manter as pernas elevadas por alguns minutos", orienta Francisco Maia da Silva, cardiologista e professor da Escola de Medicina da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

Além da mudança de temperaturas, outros hábitos comuns do verão também podem provocar o inchaço nas pernas, como alimentação exagerada, rica em sódio, excesso de consumo de bebida alcoólica, ficar muito tempo em pé e após viagens longas. "Mas esse tipo de edema costuma ter alívio espontâneo em poucos dias", afirma Gilberto Narchi Rabahie, cirurgião vascular do HCor (Hospital do Coração) em São Paulo, especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e Endovascular. De acordo com o médico, cuidados com alimentação, como redução de sal e álcool, e ainda um pouco de repouso são geralmente eficazes.

Água é essencial

Parece um contrassenso, mas a verdade é que uma boa maneira de reduzir o inchaço é beber água. Ela diminui a densidade do sangue, combatendo a retenção e também desintoxica o organismo. E isso vale tanto para água mineral quanto para a água de coco, além dos chás e sucos naturais. No geral, são líquidos que reponham sais minerais e atuam no bom funcionamento do organismo.

"Quando estamos bem hidratados, ou seja, com o sangue mais fluido, o corpo entende que não precisa de líquido, favorecendo a sua eliminação, e isso diminui a retenção. O contrário também é verdadeiro. Se o corpo está com o sangue mais concentrado, ele entende que precisa de mais líquido, diminuindo a diurese e aumentando a retenção, que se manifesta através dos inchaços", afirma Aline Lamaita, cirurgiã vascular, diretora da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular), membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia.

agua torneira - Istock - Istock
Manter-se hidratado é essencial para reduzir os inchaços
Imagem: Istock

Alimentos que ajudam a combater os inchaço

De acordo com os especialistas, os alimentos que favorecem a circulação adequada, em geral, são aqueles ricos em água, potássio e magnésio, e pobres em sódio, para favorecer a diurese e diminuir a retenção.

Sendo assim, alimentos como melancia, melão, banana, manga, morango, espinafre, brócolis, salsa, cenoura, beterraba, berinjela, tomate, pepino, salsão e alface estão na lista dos que combatem o inchaço.

No entanto, a médica alerta que, apesar de esses alimentos serem favoráveis, não podem ser consumidos como medicação, já que não têm um efeito tão imediato e intenso como um remédio. "Esses alimentos devem ser incorporados na dieta de forma contínua, mas sempre podemos aumentar seu aporte no período de verão, seja no consumo dessas frutas e vegetais puros seja por meio de sucos verdes. Neste caso, além das propriedades diuréticas, terão efeito antioxidante e anti-inflamatório", diz Lamaita.

"O ideal é que esses alimentos apareçam em cada refeição, como uma fruta no café da manhã, um vegetal no almoço e no jantar e mais uma fruta como sobremesa ou ceia", orienta Maria Fernanda Vischi D'Ottavio, nutricionista do HCor (Hospital do Coração), em São Paulo. Os efeitos não são imediatos, mas trazem benefícios ao longo do dia", complementa Silva.

Nos intervalos entre as refeições é importante incluir os chás diuréticos como o de hibisco e cavalinha, sucos à base de frutas ricas em potássio, e, principalmente, aumentar a hidratação com água ao longo do dia.

Suco detox de abacaxi e salsão - Divulgação - Divulgação
Suco de abacaxi com gengibre pode ajudar
Imagem: Divulgação

Apostes nestes sucos para refrescar e desinchar

Abacaxi com gengibre

  • Bata no liquidificador 2 fatias de abacaxi, 200 ml de água de coco, folhas de salsinha e 1 fatia de gengibre. Beba em seguida.

Melancia, morango e gengibre

  • Bata no liquidificador 1 fatia média de melancia, 1/2 copo de morangos e 1 fatia de gengibre. Beba em seguida.

Limão, beterraba e gengibre

  • Bata no liquidificador 200 ml de suco de limão, 1 fatia média de beterraba e 1 fatia de gengibre. Adoce e beba em seguida.

Cenoura, limão e cúrcuma

  • Bata no liquidificador 1 cenoura média picada, 200 ml de suco de limão e 1 colher (café) de cúrcuma. Adoce e beba em seguida.

Outras medidas que ajudam a prevenir inchaços

  • Evite o consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados, em especial aqueles ricos em sódio e em gordura hidrogenada, que são frequentemente encontrados em embutidos, enlatados, refrigerantes e sorvetes;
  • Não adicione sal no prato. Está comprovado que o consumo elevado de sódio agrava a retenção de líquidos;
  • Beba bastante água (pelo menos dois litros por dia);
  • Evite ficar exposto ao sol nos horários de pico, entre 10h e 16 horas, principalmente em pé. Essa exposição ao calor tende a aumentar a vasodilatação e provocar mais inchaços nos membros inferiores;
  • Reserve 15 minutos ao fim do dia para elevar as pernas acima da região dos quadris. Isso facilita o retorno venoso e diminui os inchaços;
  • Lembre-se: a atividade física também é fundamental para manter a boa performance do sistema articular, muscular, pulmonar e vascular. Com ela, é possível manter a musculatura em atividade, sem contar que a construção vascular contrai os vasos e melhora o retorno venoso, contribuindo inclusive para a redução do inchaço.

Quando é bom procurar um médico

Se o inchaço vem acompanhado de muita dor e incômodo, não melhora totalmente após uma noite de descanso e persiste por vários dias, é preciso ficar atento a outras causas associadas.

Para isso, Juliana Soares, clínica geral e cardiologista pela Universidade de São Paulo, e médica do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein (SP), selecionou alguns sinais que mostram quando é preciso procurar atendimento médico:

  • Inchaço por mais de sete dias nas pernas, associado a cansaço e falta de ar pode estar relacionado a doenças cardíacas;
  • Inchaços na região da barriga pode estar relacionado a doenças do fígado;
  • Inchaço em única perna por vários dias pode ser sinal de trombose venosa profunda;
  • Inchaços no corpo todo podem estar associados a doenças renais.

Um sinal agravante é quando a pessoa precisa ficar muitas horas em pé, muitas vezes por causa da profissão que exerce. Ao longo do tempo, as veias se dilatam, podendo levar à insuficiência venosa ou a varizes. Essa ação, além de contribuir para uma alteração patológica no sistema venoso, o paciente também costuma apresentar um edema mais aparente.

Por outro lado, pacientes que apresentam alterações clínicas como distúrbios da tireoide, hipertensão, presença de varizes, obesidade também podem estar mais sujeitas às complicações de inchaço. Nesses casos, um tratamento específico, focado nessas doenças, é essencial para o controle do quadro. A boa notícia é que para a maioria das pessoas bastam algumas mudanças de hábitos na rotina para aliviar o mal-estar.