Topo

Conexão VivaBem

Dicas para ajudar a cuidar do corpo, da mente e da alimentação de forma descomplicada


Água, pijama fresco e banho frio: médica ensina como dormir melhor no calor

Do VivaBem, em São Paulo

10/12/2021 04h00

Nem todo mundo tem ar-condicionado ou acha suficiente dormir com o ventilador ligado para espantar o calor. Durante o primeiro episódio da segunda temporada do Conexão VivaBem, atração que faz parte da programação do UOL no Verão, a apresentadora Mariana Ferrão recebeu Dalva Poyares, médica do sono, e Yarley Ara, humorista e influenciador cearense, e conversou sobre como ter um sono de qualidade durante dias quentes.

De acordo com a especialista, temperaturas altas demais fazem com que nosso sono seja interrompido mais facilmente, causando, além do cansaço, episódios de mau humor e dificuldade de concentração. Para evitar esses sintomas desagradáveis, ela indica:

  • Escolher tecidos respiráveis

A recomendação da médica é que sejam escolhidos pijamas e roupas de cama com tecidos frescos para evitar um aquecimento ainda maior do corpo e a perda de líquido por suor.

  • Caprichar na hidratação

Para manter o bem-estar do organismo e evitar interromper o sono por acordar para beber água.

  • Tomar banhos mais frios

Ajuda a diminuir a temperatura do corpo e o faz relaxar antes de pegar no sono.

  • Alimentar-se de forma leve

"A digestão durante o sono acontece de forma bem diferente do processo que temos quando estamos acordados. Comer muito e já deitar pode aumentar essa sudorese e esse processo pode prejudicar ainda mais o sono no calor", esclarece a médica.

Fique ligado nos próximos episódios

Toda semana, convidados especiais e especialistas vão conversar com a Mari sobre saúde, alimentação e equilíbrio mental de um jeito leve e divertido.

Fique ligado em VivaBem e em nossas redes sociais para acompanhar toda a programação. Aproveite também para assistir a primeira temporada novamente.