Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Thaís Braz pega bicho geográfico; larva fica em solo contaminado por fezes

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Do VivaBem

14/11/2021 15h55

A ex-BBB Thaís Braz disse que está com bicho geográfico, no sábado (13), em seu perfil no Twitter. Segundo ela, a infecção "dói muito e coça" e não sabe como entrou em contato com a larva. "Geralmente quando anda descalço em lugar sujo, mas eu não andei descalço", escreveu.

Na verdade, apesar de o primeiro foco da infecção ocorrer nos pés ou nas nádegas, a larva também pode entrar na pele das pernas, braços, antebraços e mãos.

O parasita é primo do verme que causa o amarelão, mas vive somente nos cães e gatos. Nos humanos, a infecção se dá pelo contato direto com as larvas infectantes, que ficam no solo contaminado por fezes de animais. Quando os pets fazem cocô em praias, parquinhos infantis e outros locais com terreno arenoso, acabam liberando os ovos do bicho geográfico.

"Quando a larva é depositada na areia e não encontra seu hospedeiro, acaba entrando na pele dos humanos, onde vive por poucos dias até morrer", explica Vidal Haddad*, médico dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Ao penetrarem no organismo humano, elas começam a se deslocar pelo tecido subcutâneo, abrindo "túneis" inflamados e deixando uma espécie de trajeto visível, como se fosse um mapa —daí o nome "geográfico". A doença também é conhecida como larva migrans.

Quais os sintomas?

Como o verme não faz seu ciclo no corpo humano, não causa muitos estragos além de coceira, possíveis alergias, bolhas ou infecções. "São complicações locais. As bolhas e infecções só ocorrem quando o diagnóstico é tardio e as pessoas foram infectadas por vários parasitas —já vi gente com 50 desses vermes nas costas, só porque a pessoa se deitou em um local de foco", disse Vidal.

Para tratar, não pense em arrancar o bicho, pois você pode se machucar. Por mais que a melhora espontânea também seja possível, ela é incerta. Por isso os médicos recomendam não esperar que o problema desapareça. O tratamento é feito por meio de um remédio para vermes, indicado após consulta médica. O medicamento pode ser por via oral ou local, com uma pomada, dependendo da quantidade de parasitas.

Como se prevenir?

Evite andar descalço e, quando for se sentar ou se deitar em alguma superfície que possa estar contaminada, cubra-a com uma toalha ou esteira. Além disso, também vale lavar bem as mãos após recolher fezes dos animais de estimação e levar com regularidade os pets ao veterinário para diagnóstico, controle e tratamento de possíveis infecções parasitológicas.

Também é importante conscientizar quem leva o cachorro à praia ou a outros locais arenosos. "Eles devem sempre recolher os dejetos de seus animais. Só assim as areias não são infectadas", diz Vidal.

*Com informações de matéria publicada no dia 31/01/2018 e do Portal Drauzio Varella.