Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Covid: 48,2 milhões de brasileiros completam vacinação, 22,8% da população

Brasil já tem 48,2 milhões de habitantes com vacinação completa contra a covid-19 - SOFIA LUZ/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO
Brasil já tem 48,2 milhões de habitantes com vacinação completa contra a covid-19 Imagem: SOFIA LUZ/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

12/08/2021 20h03Atualizada em 12/08/2021 20h40

Mais de 48,2 milhões de brasileiros completaram o ciclo vacinal contra a covid-19, conforme boletim divulgado hoje pelo consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte. No total, 48.269.832 pessoas receberam a segunda dose ou a dose única, o que representa 22,8% da população do país. Os dados foram levantados junto às secretarias estaduais de saúde.

Nas últimas 24 horas, 691.460 pessoas concluíram a vacinação contra a doença. Destas, 680.484 receberam a segunda dose, enquanto a dose única foi aplicada em outras 10.976.

Até agora, a primeira dose foi aplicada em 112.046.147 pessoas, o que equivale a 52,91% da população nacional. Entre ontem e hoje, 1.427.743 brasileiros foram imunizados parcialmente.

Os laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech recomendam a aplicação de duas doses de seus imunizantes para um combate mais eficiente ao coronavírus. No caso da Janssen, a fabricante indica a necessidade de apenas uma dose.

Com 64,76% de sua população parcialmente imunizada, São Paulo continua na liderança entre os estados com a maior proporção de habitantes que receberam a primeira dose.

Mato Grosso do Sul permanece como o estado com a maior parcela de sua população com vacinação completa contra a covid-19: 36,89% dos habitantes locais.

Vacinação primeira dose 12/8 - UOL - UOL
Vacinação primeira dose 12/8
Imagem: UOL

Após 2 dias sem vacinação, Paes anuncia retomada amanhã

O prefeito Eduardo Paes (PSD) informou hoje que a vacinação na cidade do Rio de Janeiro será retomada amanhã, para pessoas com 24 anos. O calendário está interrompido há dois dias por falta de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, de acordo com a prefeitura.

Em sua conta no Twitter, Paes explicou que consegue manter a vacinação para a sexta (13) e para o sábado (14), quando será a vez de pessoas de 23 anos, mas indicou que, se não houver novas entregas, poderá haver interrupção na aplicação de primeira dose.

Caso o estado do Rio de Janeiro não receba novas doses e a vacinação tenha de ser interrompida novamente, a capital fluminense pode enfrentar a terceira pausa no calendário em menos de um mês.

Vacinação dose completa 12/8 - UOL - UOL
Vacinação dose completa 12/8
Imagem: UOL

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!