Topo

Niterói oferece 2ª dose da Pfizer para quem teve reação com a AstraZeneca

Anteriormente, 2ª dose da Pfizer era oferecida como intercambialidade apenas para grávidas e puérperas vacinadas com AstraZeneca - Dado Ruvic/Reuters
Anteriormente, 2ª dose da Pfizer era oferecida como intercambialidade apenas para grávidas e puérperas vacinadas com AstraZeneca Imagem: Dado Ruvic/Reuters

Colaboração para o UOL

12/08/2021 11h15

A cidade de Niterói (RJ) anunciou que vai permitir a aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer para quem teve efeito adverso com a primeira de AstraZeneca. Chamada de "intercambialidade", a combinação de imunizantes passa a valer hoje nos pontos de imunização da cidade.

A prefeitura não especifica, porém, quais são as reações que permitem a escolha do imunizante diferente para completar o ciclo vacinal.

Para fazer uso dessa opção, no entanto, a pessoa precisará entregar um termo de consentimento no qual declara os efeitos apresentados. O documento está disponível no site da prefeitura e também nas unidades de vacinação para preenchimento do usuário.

Os interessados na combinação de imunizantes também devem respeitar o intervalo entre as doses. No dia da vacinação, é preciso apresentar, além da descrição do caso, identidade e CPF, comprovante de residência e comprovante da primeira aplicação.

De maneira formal, a intercambialidade só é recomendada no Brasil para as gestantes e puérperas que foram vacinadas com a primeira dose da AstraZeneca e devem completar a imunização.

Hoje, Niterói está vacinando com a primeira dose as pessoas de 23 anos ou mais. Amanhã e no sábado (14), receberão a vacina aqueles que têm a partir de 22 anos. O calendário atual da cidade prevê a vacinação de uma faixa etária por dia, chegando ao público de 18 anos nos dias 23 e 24 de agosto.