Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Covid: 41,4 milhões de brasileiros completam vacinação, 19,55% da população

Brasil tem mais de 41,4 milhões de pessoas com vacinação completa contra a covid-19 - Foto: GUILHERME DIONíZIO/ESTADÃO CONTEÚDO
Brasil tem mais de 41,4 milhões de pessoas com vacinação completa contra a covid-19 Imagem: Foto: GUILHERME DIONíZIO/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

31/07/2021 20h02

Mais de 41,4 milhões de brasileiros completaram a vacinação contra a covid-19. Até o momento, 41.403.032 de pessoas receberam a segunda dose ou a dose única de imunizante, o equivalente a 19,55% da população do país. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

Nas últimas 24 horas, a segunda dose foi aplicada em 378.422 habitantes, enquanto outros 12.367 receberam a dose única da Janssen.

No mesmo período, a primeira dose da vacina contra a covid-19 foi distribuída para 595.586 brasileiros. Até o momento, 100.677.686 pessoas estão parcialmente imunizadas em todo o país, o que representa 47,54% da população nacional.

Hoje, o Brasil conta com quatro tipos de vacina contra a doença. Os laboratórios responsáveis pela fabricação da CoronaVac, AstraZeneca/Oxford e Pfizer/BioNTech recomendam a aplicação de duas doses para um combate mais eficiente ao novo coronavírus. Já a fabricante da Janssen indica a necessidade de apenas uma dose de seu imunizante.

Vacinação primeira dose - Editoria de Arte/UOL - Editoria de Arte/UOL
Imagem: Editoria de Arte/UOL

O estado de São Paulo continua à frente entre aqueles que, proporcionalmente, mais vacinaram com a primeira dose: 57,44% da população local.

Em termos percentuais, Mato Grosso do Sul permanece em primeiro entre os estados com a maior parcela da população com vacinação completa —ou seja, receberam a segunda dose ou a dose única: 33,11% de seus habitantes.

Dose completa - Editoria de Arte/UOL - Editoria de Arte/UOL
Imagem: Editoria de Arte/UOL

Anvisa recebe pedido para realização de estudos de vacina da UFMG

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recebeu o pedido para realização de estudo fase 1 e 2 da vacina SpiNTec, contra a covid-19.

O imunizante é desenvolvido pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e parceria com a Fundação Exequiel Dias (Funed). A solicitação para autorização do estudo clínico foi enviada ontem ao órgão.

Segundo os procedimentos da Anvisa, a análise considerará a proposta do estudo, o número de participantes e os dados de segurança obtidos até o momento nos estudos pré-clínicos que são realizados em laboratório e animais.

De acordo com a UFMG, as duas fases serão desenvolvidas simultaneamente e devem acontecer em setembro. A primeira contará com 40 voluntários e vai avaliar a segurança da vacina, para identificar se ela provoca ou não efeitos adversos.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!