Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Com dados represados do RJ, Brasil tem recorde de 3,3 milhões de vacinados

Mais de 28,7 milhões de brasileiros já completaram a vacinação contra a covid-19 - RENATO S. CERQUEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
Mais de 28,7 milhões de brasileiros já completaram a vacinação contra a covid-19 Imagem: RENATO S. CERQUEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

07/07/2021 20h08Atualizada em 07/07/2021 21h21

O Brasil bate hoje o recorde de registro em doses aplicadas, com 3.391.427, em números absolutos.

O elevado número de doses aplicadas nas últimas 24 horas está relacionado ao Rio de Janeiro. O estado não havia enviado dados atualizados sobre a vacinação desde 30 de junho e os números acumulados entraram no boletim de hoje.

Com isso, o Rio de Janeiro registrou 1.353.389 aplicações da primeira dose apenas hoje. Em 29 de junho, último dia de registro, o número neste mesmo item foi de 12.617.

Ao todo, o país atingiu hoje a marca de 28,8 milhões de pessoas com vacinação completa contra a covid-19. Até o momento, 28.796.690 brasileiros receberam a segunda dose ou a dose única da Janssen, o que representa 13,6% da população do país. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

Com relação aos imunizantes que precisam de duas doses, a aplicação da primeira delas foi registrada em 2.390.026 pessoas entre ontem e hoje. Nesta etapa inicial, o total de vacinados chegou a 80.864.685, o equivalente a 38,19% da população nacional. Outras 613.387 receberam a dose de reforço nas últimas 24 horas. No mesmo período, a dose única da Janssen foi aplicada em 388.014 pessoas.

O Brasil conta atualmente com quatro tipos de vacina. A recomendação dada pelos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech é a de aplicar duas doses para um combate mais eficiente à doença. No caso da fabricante da Janssen, a indicação é de somente uma dose de seu imunizante.

Vacinação primeira dose 7/7 - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

O estado de São Paulo se mantém na liderança entre aqueles que, proporcionalmente, mais vacinaram sua população com a primeira dose: 44,86% de seus habitantes.

Em termos percentuais, Mato Grosso do Sul permanece em primeiro entre aqueles com maior parcela de habitantes com vacinação completa —ou seja, receberam a segunda dose ou a dose única: 24,86% da população local.

Vacinação dose completa 7/7 - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Sem datas, Doria anuncia antecipação da vacinação

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou hoje que o calendário de vacinação contra covid-19 do estado de São Paulo será antecipado novamente, mas não divulgou as novas datas do cronograma.

Em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, na zona sul da capital paulista, Doria disse que a Secretaria de Saúde está estruturando o novo calendário e que ele será anunciado até o próximo domingo (11).

A nova antecipação foi possível, segundo o governador, porque o estado comprou mais 4 milhões de doses extras de CoronaVac diretamente da fabricante da vacina na China, a empresa Sinovac Biotech. Mais de 2 milhões de doses de vacinas chegarão ainda hoje, envasados e prontos para aplicação, de acordo com Doria.

O calendário atual de vacinação estipula a vacinação completa de maiores de 18 anos no estado até o dia 15 de setembro.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!