Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Goiás investiga se 1,7 mil pessoas tomaram terceira dose de vacina de covid

Secretaria de Saúde de Goiás investiga aplicação irregular de vacinas - Getty Images
Secretaria de Saúde de Goiás investiga aplicação irregular de vacinas Imagem: Getty Images

Colaboração para o VivaBem

07/07/2021 14h38Atualizada em 07/07/2021 15h03

A Secretaria de Saúde de Goiás investiga se 1,7 mil moradores do estado receberam, de forma irregular, três doses de vacina contra a covid-19. A informação foi divulgada pela superintendente estadual de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, em entrevista à TV Anhanguera.

O órgão apura se houve comportamento indevido por parte das pessoas ou se o problema está nos registros de imunização. Os dados colhidos pelo estado serão reencaminhados para os municípios para revisão, disse Amorim.

"Nós temos 1.772 pessoas que constam no sistema de registro de doses da base estadual que tomaram três doses, com laboratórios diferentes e em datas diferentes, por isso acende o alerta de uma possibilidade de uma terceira dose", informou a superintendente à emissora.

Nenhuma das fabricantes das vacinas usadas no Brasil contra a covid-19 recomenda a aplicação da terceira dose do imunizante. A administração da dose extra acarreta uma questão legal e outra moral, segundo Amorim.

"Moral porque ela [a pessoas vacinada] tirou a oportunidade de outra pessoa que ainda não tem proteção nenhuma. E uma questão legal porque vamos encaminhar [o caso] ao Ministério Público para que sejam tomadas as devidas providências, porque ela fez algo que não é recomendado", explicou.