Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Rio pode acabar com repescagem para combater quem tenta escolher vacina

Paes: "Há uma chance grande de a gente acabar com a repescagem, e quem não se vacinar no seu dia vai ser o último da fila" - Beth Santos/Prefeitura do Rio
Paes: 'Há uma chance grande de a gente acabar com a repescagem, e quem não se vacinar no seu dia vai ser o último da fila' Imagem: Beth Santos/Prefeitura do Rio

Do VivaBem, em São Paulo

07/07/2021 08h40

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), afirmou que pode acabar com as datas de repescagem para imunização contra covid-19 para combater os chamados "sommeliers de vacina", ou seja, aqueles que tentam escolher a marca do imunizante.

"Notei neste fim de semana, no sábado, que muita gente deixou para se vacinar na repescagem, para ver se chegava outro tipo de vacina. Dependendo de como essa coisa continuar caminhando, não está decidido ainda, mas há uma chance grande de a gente acabar com a repescagem, e quem não se vacinar no seu dia vai ser o último da fila. Quando crianças de 12 anos estiverem vacinadas, aí sim, vai receber sua vacina. Então, é muito importante que as pessoas entendam que você está salvando a sua vida e a vida das pessoas com quem você convive", disse Paes, segundo o jornal O Globo.

Normalmente, as repescagens ocorrem aos sábados para as pessoas que não conseguiram se vacinar no dia marcado para sua idade na semana.

Ontem, a prefeitura fez uma postagem em sua conta oficial no Instagram para incentivar a população a tomar o imunizante que estiver disponível, lembrando que todos passaram por análise e foram aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

"Algumas vacinas que você tomou ao longo da vida: BCG, tríplice bacteriana, poliomielite, influenza, HPV, varicela (catapora), difteria, tétano, hepatites A e B, febre amarela. Sabe a marca de alguma delas? Então, resolveu escolher vacina agora por quê, alecrim dourado (expressão que significa uma pessoa que se acha especial)? Vacina boa é vacina no braço".

Na semana passada, Paes anunciou que a cidade adiantará a vacinação em cerca de 20 dias. A previsão inicial era de que todos os adultos fossem vacinados com a 1ª dose no Rio até 31 de agosto.

Na segunda-feira (5), a Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que terá uma repescagem da vacinação para todas as pessoas acima dos 40 anos em todos os dias desta semana até o próximo sábado (10).

A medida tem como intuito aumentar a cobertura vacinal da população nesta idade e deve funcionar majoritariamente no turno da tarde.

Segundo dados do Painel Rio Covid-19, atualizados na noite de ontem, 3.209.598 pessoas já receberam a primeira dose da vacina na cidade, 1.064.368 tomaram a segunda dose e 53.247 receberam o imunizante de dose única. No total, foram aplicadas 4.327.213 doses. Na população adulta, acima de 18 anos, 61,8% já receberam a primeira dose ou dose única e 21,2% já tinham completado a imunização.