Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


RJ identifica dois novos casos da variante delta da covid-19 no estado

Os infectados por essa cepa são um homem de 30 anos e uma mulher de 22 anos, moradores de Seropédica e São João de Meriti - effelle/Pixabay
Os infectados por essa cepa são um homem de 30 anos e uma mulher de 22 anos, moradores de Seropédica e São João de Meriti Imagem: effelle/Pixabay

Do VivaBem, em São Paulo*

06/07/2021 08h11Atualizada em 06/07/2021 17h33

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou dois novos casos da variante delta do novo coronavírus (B.1.617), que provoca a covid-19. Segundo autoridades sanitárias, os pacientes são um homem de 30 anos e uma mulher de 22 anos, moradores da Baixada Fluminense.

Os casos, dos moradores de Seropédica e São João de Meriti, foram anotados nos dias 16 e 17 de junho. Os municípios foram comunicados e estão investigando se são transmissões autóctones, ou seja, ocorridas dentro do estado, ou importadas.

"Elas pegaram há mais de vinte ou trinta dias. Já estão liberadas e passam bem", disse o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.

A delta é também conhecida como variante indiana e se espalhou por quase 100 países. Um caso da cepa indiana já havia sido anotado no estado em maio deste ano. Apesar disso, a linhagem P.1 (brasileira) continua sendo a mais comum no estado.

"Não sabemos ainda qual a capacidade de replicação dessa variante delta. A predominância segue de variante P.1 no Estado. O risco da delta vir a ser dominante existe, por isso temos que ficar em alerta e atentos. Se houver um avanço da delta, existe a possibilidade de ter um recrudescimento da transmissão" acrescentou o secretário.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde ressaltou que as ações de prevenção e os métodos de diagnóstico e tratamento da covid-19 seguem os mesmos, independentemente da variante.

*Com informações da Agência Brasil e Reuters