Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Tamanho da seringa pode variar, como questionou Karina Bacchi após vacina?

Karina Bacchi retornou ao posto de saúde em que foi vacinada contra a covid-19 após ter dúvidas sobre sua vacinação - Reprodução/Instagram
Karina Bacchi retornou ao posto de saúde em que foi vacinada contra a covid-19 após ter dúvidas sobre sua vacinação Imagem: Reprodução/Instagram

Bruna Alves

Do VivaBem, em São Paulo

30/06/2021 19h04

Karina Bacchi, 44, foi vacinada contra a covid-19 na terça-feira (29) e compartilhou o momento em seu Instagram. No entanto, os fãs questionaram se o líquido realmente teria sido injetado, por isso, ela voltou na tarde de hoje ao posto de saúde para obter a explicação da profissional de saúde que a atendeu.

Segundo a enfermeira do local, o tamanho das seringas pode variar de acordo com a vacina aplicada. "A gente tem a seringa de 1 ml, que é utilizada na aplicação da Pfizer. A Pfizer é aplicada em 0,3 ml. Essa seringa é bem mais fininha e você consegue visualizar melhor a aplicação, porque o êmbolo vai até o final. As outras vacinas, CoronaVac, AstraZeneca, estamos utilizando esse outro modelo de seringa. É uma seringa de 3 ml e o volume aplicado de [vacina] é de 0,5 ml", disse.

Mayra Moura, enfermeira e diretora da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), diz que a explicação dada pela enfermeira que atendeu a atriz no posto está correta: "A gente tem, sim, diferentes tamanhos e modelos de seringas".

A especialista esclarece que a maioria das vacinas que estão sendo aplicadas, como a CoronaVac, AstraZeneca e agora a Janssen, tem uma dose de 0,5 ml. "E aí, de fato, usamos a seringa de 3 ml, que é aquela seringa um pouco maior, que a atriz mostrou no vídeo. Mas quando você aspira nessa seringa, parece ser um volume muito pequeno".

Por outro lado, diz Moura, quando o profissional aspira 0,5 ml numa seringa de 1 ml parece um volume bem maior, o que pode gerar dúvidas nas pessoas que não estão acostumadas com esses procedimentos.

Já para a vacina da Pfizer, aplicada em apenas 0,3 ml, os especialistas priorizam a seringa de 1 ml, que é mais fininha e normalmente usada para administração de insulina.

"A dose da vacina da Pfizer é 0,3 ml, o que a diferencia das outras. E para você mensurar/visualizar 0,3 ml numa seringa de 1 ml é muito mais fácil do que fazer isso numa seringa de 3 ml", explica Moura.

De acordo com ela, a recomendação da Pfizer é utilizar a seringa de 1 ml para que se consiga utilizar as seis doses no frasco. "Se não usar essa seringa, você não vai conseguir render as seis doses, você só vai conseguir, provavelmente, cinco doses".