PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Pfizer comemora aprovação de vacina para adolescentes: 'Passo fundamental'

Anvisa destacou que a Pfizer apresentou estudos que indicaram a segurança e eficácia do imunizante para este público - Dado Ruvic/Reuters
Anvisa destacou que a Pfizer apresentou estudos que indicaram a segurança e eficácia do imunizante para este público Imagem: Dado Ruvic/Reuters

Do VivaBem, em São Paulo

11/06/2021 12h53

A Pfizer comemorou a aprovação do uso de sua vacina contra a covid-19 para adolescentes de 12 anos a 15 anos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em nota, a líder médica de vacinas da farmacêutica no Brasil, Julia Spinardi, classificou a possibilidade de vacinar este grupo etário como "um passo fundamental no combate à pandemia".

Para justificar a autorização da medida, a Anvisa destacou que a Pfizer apresentou estudos que indicaram a segurança e eficácia do imunizante para este público. Segundo a empresa, o imunizante demonstrou eficácia de 100% em estudo clínico com jovens dessa faixa etária. Os testes de fase 3 foram realizados em 2.260 adolescentes, nos Estados Unidos.

O imunizante já estava autorizado para pessoas com 16 anos ou mais. Com a decisão de hoje, a bula da vacina passará a indicar a nova faixa etária, a partir de 12 anos. A vacina é a única entre as autorizadas no Brasil com indicação para menores de 18 anos.

O uso do imunizante da farmacêutica em adolescentes entre 12 e 15 anos já é permitido nos Estados Unidos e em países da Europa. Segundo a farmacêutica, a autorização também já foi concedida em países como Canadá, Chile, Uruguai, Israel, Dubai, Hong Kong, Filipinas, Singapura e Japão.

Saúde