PUBLICIDADE

Topo

Doce, gostoso e saudável? Nutricionista mostra que, sim, isso é possível

Manjar de coco com calda de morango: receita deste doce está logo mais abaixo - Divulgação
Manjar de coco com calda de morango: receita deste doce está logo mais abaixo Imagem: Divulgação

Bárbara Paludeti

Do VivaBem, em São Paulo

23/12/2020 11h50

"Amo comer! E me sinto muito bem me alimentando de forma saudável, é algo natural para mim. Como nutricionista e com o nosso Instagram procuro sempre passar a mensagem de que ser saudável é uma delícia, de que o ato de comer deve ser associado a bem-estar e felicidade, e não ao medo e a culpa. É importante se alimentar com consciência, ouvir o próprio corpo, sentir o sinais e criar essa relação positiva com a comida". É assim que Carol Bustamante, nutricionista, define sua relação com a comida.

Este ano, juntamente com o irmão, o tenista Rodolfo Bustamante, com quem divide o perfil no Instagram, lançou o livro "Ser Saudável é uma Delícia", com 55 receitas doces. Só de olhar as fotos, já dá água na boca.

"O livro permite um novo contato com nosso público, não mais virtual, mas físico. Nós tínhamos outros objetivos com o Instagram e um deles era transformar as receitas virtuais em algo concreto, para ser mais um vínculo com nossos seguidores, não apenas algo virtual, algo mais real, em que pudéssemos estar na casa e na cozinha deles literalmente", explica, e emenda que há planos de lançar um livro de receitas salgadas em breve.

Vontade de doce

De vez em quando bate aquela vontade de doce, né? Pode até ser normal, mas há fatores que devem ser levados em conta. Carol, que é formada em nutrição e metabolismo pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo), explica que a vontade de doce pode estar relacionada a desequilíbrios hormonais, deficiência de nutrientes ou restrição alimentar excessiva.

Quando a alimentação tem uma alta densidade nutritiva, a vontade de doce diminui naturalmente. Além disso, o açúcar tem um poder viciante, então, se a pessoa está acostumada a comer doces em grande quantidade diariamente, o corpo dela passa a depender desse estímulo do açúcar.

"Quando estamos bem nutridos e com os hormônios equilibrados, a vontade de doce aparece com menos frequência e quando ela aparecer, você deve matar essa vontade comendo... um doce! O importante é cuidar para que o consumo seja eventual e a porção, moderada", afirma.

Eis aí que as receitas do livro podem ser um bom caminho, e além das receitas completas, a obra também ensina as receitas básicas que podem ser usadas nos doces como o leite de amêndoa e coco, a biomassa de banana verde —que confere cremosidade a pratos doces e salgados—, manteiga ghee e até extrato de baunilha.

Dietas são o melhor caminho?

Para haver perda de peso é necessário que haja um déficit calórico, mas se a restrição for muito grande, isso pode prejudicar o metabolismo, gerar a compulsão alimentar e causar deficiência de nutrientes. É fundamental que haja acompanhamento com um profissional para avaliar qual é a melhor estratégia nutricional para cada caso.

"Sou a favor se considerarmos dieta como o plano alimentar elaborado por um nutricionista para um objetivo específico —como esporte, gestação, vegetarianismo, prevenção e tratamento de doenças crônicas", comenta a nutricionista.

Trocas espertas

Pedimos à Carol que desse dicas de trocas que podem ser feitas na cozinha para deixar o seu dia a dia e o consumo de doces mais saudável. Confira a seguir:

  • Prefira açúcar demerara, mascavo ou de coco ao invés do açúcar cristal e refinado;
  • Prefira chocolate acima de 60% cacau ao chocolate ao leite e branco. Além de conter menos açúcar, contém um teor maior de cacau que é excelente fonte de antioxidantes e compostos bioativos;
  • Prefira manteiga à margarina;
  • Prefira doces caseiros aos industrializados, assim é possível cuidar da qualidade dos ingredientes e da quantidade de açúcar utilizado. No caso de doces industrializados, verifique sempre a lista de ingredientes, prefira aqueles que contenham ingredientes naturais, sem gordura trans, conservantes, corantes e aromatizantes artificiais.

Separamos duas receitas do livro para você ter um gostinho:

MANJAR DE COCO COM CALDA DE MORANGO
Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 4 porções

Ingredientes
Manjar

  • ½ a 1 envelope (3-5 g) de ágar-ágar
  • 600 ml de leite de coco
  • 4 colheres (sopa) de eritritol
  • ½ fava de baunilha ou ½ colher (chá) de extrato de baunilha
  • ¾ de xícara de coco em flocos

Calda de morango

  • 1 xícara de morango picado
  • ¼ de xícara de água
  • Gotas de limão
  • 1 colher (chá) de eritritol
  • Coco ralado fino

Modo de preparo
Manjar
Em uma panela, dissolva o ágar-ágar em 300 ml de leite de coco. Para um manjar mais firme, use mais ágar-ágar; se gostar dele mais macio, use menos. Leve ao fogo e cozinhe por 3 minutos após ferver, mexendo sempre. Desligue o fogo e misture bem com o restante do leite de coco frio e os demais ingredientes. Coloque em uma forma grande ou em quatro pequenas.

Calda de morango
Em uma panela, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo para que cozinhem até apurar. Despeje sobre o manjar já frio e finalize com o coco ralado.

Torta de maçã - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

TORTA DE MAÇÃ
Tempo de preparo:
1 hora
Rendimento: 8 porções

Ingredientes
Massa

  • 60 g de manteiga
  • ½ xícara de farinha de amêndoa
  • ½ xícara de farinha de arroz integral
  • 1 xícara de farelo de aveia
  • 3 colheres (sopa) de açúcar demerara
  • 1 ovo

Recheio

  • 6 maçãs fuji descascadas e sem o miolo cortadas em cubos
  • ¼ de xícara de água

Modo de preparo
Massa
Preaqueça o forno a 180°C. Em uma tigela, coloque todos os ingredientes e misture bem, apertando com as mãos até virar uma massa homogênea. Com as mãos, estique a massa e forre uma forma de aro removível. Asse por cerca de 20 minutos.

Recheio
Coloque as maçãs em uma panela com a água e cozinhe. Coloque as maçãs cozidas em uma tigela, acrescente a canela em pó e bata com um mixer até atingir a consistência de purê. Cubra a massa assada com o recheio.

Decoração
Mantenha o forno aquecido. Fatie as metades das maçãs em meias-luas, na lâmina fina do mandolin. Distribua as fatias de maçã por cima acomodando-as, lado a lado, com a parte do miolo ligeiramente enterrada no recheio e formando uma espiral de fora para dentro. Polvilhe com a canela.

Se desejar uma cobertura caramelizada, misture o açúcar mascavo à canela. Leve ao forno por cerca de 20 minutos, ou até que doure.

Capa livro Ser Saudável é uma Delícia - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

SERVIÇO

Título: Irmãos na Cozinha - Ser saudável é uma delícia - 55 receitas doces
Editora: Bazar Editorial
Edição: 1ª edição, 2020
Páginas: 156