Topo

Além das simpatias: romã tem ação antioxidante e faz bem à saúde bucal

iStock
Imagem: iStock

De VivaBem, em São Paulo

22/12/2020 13h55

Da romã tudo se aproveita. Da casca a sementes. A fruta é considerada por muitos profissionais da área da saúde um superalimento. Encontrada no Brasil, principalmente no final de ano e no verão, e presença fácil nas ceias de Natal e Ano-Novo, a romã é leve, refrescante e oferece inúmeros benefícios.

A seguir, Cinthya Maggi, chef, nutricionista e colaboradora da Pomegranate Council (Conselho Nacional dos Produtores de Romãs dos EUA) e Ricardo Gaeta, dentista, explicam os benefícios dessa fruta.

Só vi vantagens...

A romã é um verdadeiro elixir para a saúde. Uma romã média (150g) tem cerca de 105 calorias. Contém vitaminas do complexo B, como ácido pantatênico, ácido fólico e piridoxina, além de vitamina K e minerais como cálcio, cobre e manganês. É uma boa fonte de potássio, vitamina C e fibras, assim como vitaminas e minerais.

Os arilos (sementes) vermelhos estão cheios de antioxidantes. Quanto mais intensa a cor da romã, mais compostos ele tem. Os antioxidantes, chamados de flavonoides, podem ajudar a manter a saúde das artérias, reduzir o colesterol e prevenir ataques cardíacos, além de retardar o envelhecimento.

O consumo da romã pode ainda ajudar a prevenir a flacidez, celulite, perda da elasticidade e combate o envelhecimento da pele, uma vez que aumenta a produção das fibras de colágeno e o fator de proteção do filtro solar na derme, além de proporcionar um bom fluxo de sangue no corpo, podendo ajudar a diminuir consideravelmente os riscos de problemas cardiovasculares.

A fruta também atua no fortalecimento do sistema imunológico e na reconstituição muscular de atletas. Por ser rica em potássio, evita as câimbras e melhora a hidratação do corpo, auxiliando na reposição do que foi perdido na sudorese, durante o exercício.

Importante para a saúde bucal

A ingestão de alimentos com propriedades antibacterianas e antivirais como as da romã ajudam a reduzir os efeitos da placa bacteriana e protegem contra doenças orais como a gengivite.

A fruta tem vitamina A que contribui para o desenvolvimento dos dentes, vitamina K que auxilia na saúde dos ossos e cálcio conhecido por ajudar na formação óssea, fundamentais para garantir uma boa mastigação e consequentemente uma digestão eficiente.

Com propriedades antibacterianas, a romã auxilia nosso organismo, que é um sistema interligado, a não ter uma disfunção na boca capaz de desencadear alterações imunológicas, digestivas e até mesmo cardíacas, uma vez que as bactérias podem migrar até outros órgãos pela corrente sanguínea.

Os chás, sucos e infusões feitos com a romã são indicados para prevenir aftas, gengivites e cáries. São muito eficientes também na cicatrização da mucosa bucal. Outra dica é fazer gargarejo com a infusão da romã ainda morna para melhorar infecções na garganta. Em uma panela coloque as cascas da romã e deixe ferver por aproximadamente 15 minutos. Mantenha a panela tampada e aguarde até que fique morno.

Abaixo, aprenda duas receitas com romã fornecidas pelo Pomegranate Council:

Quinoa com romã e queijo de cabra - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

QUINOA COM ROMÃ E QUEIJO DE CABRA
Rendimento: 2 porções

Ingredientes:
100g de arilos de romãs (sementes)
30ml de azeite de oliva
5g de alho picado
60g de cebola picada
5g de pimenta do reino moída na hora
150g de sementes de quinoa
480ml de água fervente
30g de hortelã fresca picada
100g de queijo de cabra

Preparo:
Refogue a cebola e o alho no azeite e junte a quinoa e a água fervente. Tempere com o sal e a pimenta. Cubra, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos ou até secar e ficar ligeiramente macia. Retire e adicione o restante dos ingredientes. Sirva.

Guacamole com romãs - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

GUACAMOLE COM ROMÃS
Rendimento: 430g

Ingredientes:
250g de abacate
75g de cebola picada
10g coentro picado
3g de sal
50ml de limão
3g de alho
50g de arilos de romãs (sementes)

Preparo:
Amasse o abacate e misture com o restante dos ingredientes, menos os arilos de romãs (sementes). Depois adicione as romãs e sirva.