Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Rússia testa vacina de covid-19 em animais e quer imunização em fevereiro

Rússia espera começar vacinação contra covid-19 em gatos, coelhos e visions já em fevereiro  - Reprodução/The Northern Daily Leader
Rússia espera começar vacinação contra covid-19 em gatos, coelhos e visions já em fevereiro Imagem: Reprodução/The Northern Daily Leader

De VivaBem, em São Paulo

14/12/2020 15h28

Após a comprovação de transmissão da covid-19 de humanos para animais, o Centro Federal de Saúde Animal da Rússia começou a desenvolver uma vacina destinada a gatos, coelhos, visions e outros bichos. Os testes clínicos devem ser concluídos em janeiro e se espera aprovação já em fevereiro.

No mês passado, o governo da Dinamarca deu ordens para o abate de 17 milhões de visons em suas fazendas após concluir estudos que o vírus transmitido de humanos para esses animais havia sofrido mutação e voltado novamente para as pessoas.

Com isso, o comércio global de peles, avaliado em mais de US$ 22 bilhões por ano (R$ 112 bilhões, na atual cotação), está sofrendo com a decisão da Dinamarca de matar seus milhões de visons pela doença.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) expressou preocupação com a transmissão do vírus entre humanos e animais. Foram registrados dois casos de covid-19 em gatos na Rússia, mas sua população de visons não foi afetada.

Agora, o país acredita que haverá interesse comercial no imunizante para animais pelos próprios criadores de peles de bichos e de empresas dos Estados Unidos e da União Europeia.

Os russos foram os primeiros a aprovarem e regulamentarem uma vacina contra o novo coronavírus para humanos — a Sputnik V, em agosto. Mais de 150.000 pessoas já foram imunizadas.