Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Mutações do coronavírus não influenciam na transmissão, diz estudo

BSIP
Imagem: BSIP

Do VivaBem, em São Paulo

25/11/2020 12h20

Nenhuma das mutações atualmente documentadas no novo coronavírus (Sars-CoV-2 parece aumentar sua transmissibilidade em humanos, de acordo com um estudo conduzido por pesquisadores da University College London, na Inglaterra e publicado no periódico científico Nature Communications.

Coronavírus como o SARS-CoV-2 são um tipo de vírus de RNA, que podem desenvolver mutações de três maneiras diferentes: por engano de erros de cópia durante a replicação viral, por meio de interações com outros vírus que infectam a mesma célula (recombinação ou rearranjo), ou eles pode ser induzido por sistemas de modificação de RNA do hospedeiro que fazem parte da imunidade do hospedeiro — como o próprio sistema imunológico de uma pessoa.

A maioria das mutações é neutra, enquanto outras podem ser benéficas ou prejudiciais para o vírus.

Como o estudo foi feito

  • A equipe analisou um conjunto global de dados de genomas de vírus de 46.723 pessoas com covid-19, coletados até o final de julho de 2020.
  • Até agora, os pesquisadores identificaram 12.706 mutações no SARS-CoV-2.
  • Para 398 das mutações, os cientistas apontam que há evidências de que ocorreram repetidamente e de forma independente. Destas, eles concentraram a análise em 185 mutações que ocorreram pelo menos três vezes de forma independente durante o curso da pandemia.
  • Para testar se as mutações aumentam a transmissão do vírus, a equipe criou um modelo de árvore evolutiva do vírus e analisou se uma determinada mutação estava se tornando cada vez mais comum dentro de um determinado ramo dessa árvore: assim, testaram se, após o primeiro desenvolvimento de uma mutação em um vírus, os descendentes desse vírus superam os vírus SARS-CoV-2 intimamente relacionados sem aquela mutação específica.

O que os resultados apontam

Os cientistas não encontraram evidências de que qualquer uma das mutações comuns esteja aumentando a transmissibilidade do vírus. Além disso, eles descobriram que as mutações mais comuns são neutras para o vírus.

Isso inclui uma mutação na proteína spike do vírus chamada D614G, que foi amplamente relatada como sendo uma mutação comum que pode tornar o vírus mais transmissível. A nova evidência aponta que esta mutação não está, de fato, associada ao aumento significativo da transmissão.

"Felizmente, os dados mostram que nenhuma dessas mutações está fazendo a covid-19 se espalhar mais rapidamente, mas precisamos permanecer vigilantes e continuar monitorando novas mutações, particularmente à medida que as vacinas são lançadas', apontou Lucy van Dorp, uma das autoras da pesquisa.

Os pesquisadores também relataram que a maioria das mutações comuns parece ter sido induzida pelo sistema imunológico humano, ao invés de ser o resultado da adaptação do vírus ao seu novo hospedeiro humano.

Francois Balloux, outro autor do estudo, acrescentou que a ciência pode ter perdido este período de adaptação inicial do vírus em humanos. "Estimamos anteriormente que o SARS-CoV-2 infectou os humanos em outubro ou novembro de 2019, mas conseguimos os primeiros genomas no final de dezembro. Nessa época, as mutações virais cruciais para a transmissibilidade em humanos podem ter surgido e se tornado fixas, impedindo-nos de estudá-las."