PUBLICIDADE

Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Movimento

Beta-alanina é liberada no Brasil; quais benefícios do suplemento?

Suplemento traz resultados para quem pratica atividades físicas de alta intensidade e curta duração - iStock
Suplemento traz resultados para quem pratica atividades físicas de alta intensidade e curta duração Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

21/11/2020 13h12Atualizada em 23/11/2020 13h22

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou a beta-alanina para o mercado nacional no início deste mês, conforme a Resolução-Re Nº 4.502, publicada no Diário Oficial da União em 9 de novembro de 2020. Antes, sem essa aprovação, muitos brasileiros compravam o suplemento nas farmácias de manipulação ou em sites internacionais, com o risco de consumir um produto de origem desconhecida.

Outra preocupação seria a contaminação dos suplementos por substâncias que podem causar reações adversas ou problemas à saúde, por conter outros componentes ativos não conhecidos na sua formulação.

Para Synésio Batista da Costa, presidente da Brasnutri (Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais), a nova medida traz mais segurança ao consumidor e à saúde pública.

"De acordo com os procedimentos da própria agência, até que a lista positiva de ingredientes para suplementos alimentares seja novamente atualizada pela Anvisa, somente as empresas que estiverem associadas à Brasnutri poderão utilizar e comercializar a beta-alanina", explica.

Quais benefícios da beta-alanina?

Por ser capaz de melhorar a performance nas atividades físicas esportivas, ou seja, possuir efeito ergogênico, a suplementação de beta-alanina se expandiu nos últimos anos e é bastante utilizada por atletas e praticantes de atividades desportivas. Além de proporcionar melhor desempenho nos treinos, a beta-alanina atua na recuperação após atividades e, principalmente, na diminuição da fadiga durante a prática.

Mas para que tenha efeito, o suplemento traz mais resultados para quem pratica atividades físicas de alta intensidade e curta duração, segundo estudos realizados até agora, como corridas de 100 m a 1.500 m e natação de 200 m, entre 30 segundos e 10 minutos.

Na prática, o suplemento eleva os níveis de carnosina, substância que modula o pH das células musculares, adiando a fadiga muscular e contribuindo para o desempenho físico do atleta, conforme mostra estudo publicado no periódico British Journal of Sports Medicine.

Efeito colateral da beta-alanina

A beta-alanina pode causar formigamento na pele (efeito chamado de parestesia) se a pessoa ingerir doses a partir de um grama do suplemento. A reação dura cerca de 30 minutos e pode ser desconfortável, mas costuma ser transitório e não traz qualquer prejuízo à saúde.

É importante ressaltar que, para o uso de suplementos alimentares, as pessoas devem procurar orientação de um profissional habilitado, pois o tipo de suplemento e a quantidade recomendada varia de acordo com de cada indivíduo. Na hora de escolher um suplemento algumas questões precisam ser observadas pelo consumidor, entre elas se há aprovação da Anvisa, verificar a origem do produto com a loja ou vendedor e evitar suplementos de origem clandestina.

Movimento