Topo

Requeijão, cream cheese ou creme de ricota? Compare os três acompanhamentos

iStock
Imagem: iStock

Chloé Pinheiro

Colaboração para o VivaBem

13/07/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Requeijão, cream cheese e creme de ricota podem ser consumidos com frequência, mas o ideal é intercalar com outros tipos de pasta
  • Todos são fonte de gordura saturada, cuja ingestão deve ser moderada por sua relação com o risco de doenças cardiovasculares
  • Ricota leva vantagem pois é menos calórica e contém menos lipídios

Você ama passar requeijão, cream cheese ou creme de ricota no pão? Pois saiba antes de tudo que não há nenhum problema nisso. "Os três podem fazer parte de um cardápio saudável e são fontes de proteínas. Claro, não são essenciais como o próprio leite e vegetais, mas ocupam um lugar importante na refeição do brasileiro", explica Carolina Pimentel, nutricionista e doutora pela USP (Universidade de São Paulo).

Requeijão e cream cheese são mais parecidos em sua composição, o que muda é basicamente sabor e textura. "Os dois são obtidos da separação da nata do leite, ou seja, da sua gordura, enquanto a ricota é extraída do soro", explica Pimentel. Outros ingredientes que costumam aparecer no rótulo são o fermento lácteo, creme de leite, sódio, conservantes e aromatizantes.

Entre os nutrientes do grupo, o que ganha destaque negativo é a gordura. "Eles entram na soma de óleos e demais fontes de lipídios consumidas ao dia, por conterem gordura saturada, cujo consumo deve ser limitado pois o exagero está ligado ao risco de doenças cardiovasculares", aponta Pimentel.

Neste quesito, quem se sai melhor é o creme de ricota. "O teor de gorduras e o valor calórico é menor, e o produto ainda tem uma quantidade interessante de proteínas", comenta Indiomara Baratto, coordenadora do curso de nutrição na Unipar (Universidade Paranaense).

Diferenças nutricionais

Pão com requeijão / cream cheese / creme de ricota 2 - iStock - iStock
Imagem: iStock

Vejamos. Uma colher e meia de sopa (30 g) de creme de ricota oferecem 5 g de gordura, enquanto no requeijão são quase 8 g. O cream cheese fica no meio do caminho, com 6 g. O ranking das calorias também vai nessa ordem: 84 em uma colher de requeijão, 69 na de cream cheese e 61 no creme de ricota. De modo geral, os nutrientes são parecidos, o creme de ricota apresentando ligeira vantagem. Só uma diferença no cálcio, em que o cream cheese perde para os concorrentes.

Veja os valores nutricionais completos em 30 g, o equivalente a uma colher de sopa cheia para requeijão e cream cheese e 1,5 colher de sopa para o creme de ricota.

Calorias

  • Cream cheese: 69 kcal
  • Requeijão: 84 kcal
  • Creme de ricota: 61 kcal

Carboidratos

  • Cream cheese: 0,6 g
  • Requeijão: 0,9 g
  • Creme de ricota: 0,6 g

Proteínas

  • Cream cheese: 1,8 g
  • Requeijão: 2,97 g
  • Creme de ricota: 3,3 g

Gorduras

  • Cream cheese: 6 g
  • Requeijão: 7,6 g
  • Creme de ricota: 5 g

Cálcio

  • Cream cheese: 16 mg
  • Requeijão: 85 mg
  • Creme de ricota: 62 mg

E as versões light, sem lactose e zero?

Não há problemas em consumir a versão tradicional, desde que dentro de um cardápio balanceado, onde os vegetais são a verdadeira estrela. Mas quem quer perder peso pode sim optar pelas versões lights desses produtos. "Elas são menos calóricas e possuem menor quantidade de gordura", aponta Baratto.

Só fique atento aos outros ingredientes. "Ao tirar a gordura, precisamos adicionar mais ingredientes para dar textura e sabor, como o sódio", alerta Pimentel. Já o sem lactose deve ficar apenas para quem tem intolerância a ela —a afirmação no rótulo não significa que o produto é mais saudável.

Segredo é variar

Acompanhamentos do pão - iStock - iStock
Existem diversas opções de acompanhamentos para o pão e é importante variar
Imagem: iStock

Requeijão, ricota e cream cheese podem fazer parte de um cardápio saudável, desde que não façam parte de um padrão repetitivo, a chamada monotonia alimentar. "Se como torrada com requeijão todos os dias, estou tirando o espaço de outros itens na dieta", comenta Pimental.

Vale testar outros tipos de spread, palavra em inglês que significa espalhar e denomina a categoria de coisas que passamos no pão. Experimente variar com as pastas de vegetais, como o homus (feito de grão-de-bico), a pasta de amendoim, patês, azeite e por aí vai…

Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA) e o rótulo do creme de ricota da marca Tirolez, primeira a lançar o produto no mercado brasileiro