PUBLICIDADE

Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Pergunte ao VivaBem

Consigo melhorar a força e a massa muscular sem fazer musculação?

Fernanda Garcia/VivaBem
Imagem: Fernanda Garcia/VivaBem

Daniel Navas

Colaboração para o VivaBem

26/05/2020 04h00

Sim. Com a carga adequada, diversos exercícios físicos podem ajudar a desenvolver os músculos. Entre eles estão modalidades como crossfit, treino funcional e calistenia —que têm exercícios com o peso do corpo, como barra fixa e flexão de braços.

Além disso, até mesmo funções diárias podem ajudar na manutenção e ganho de massa magra, como subir escadas ou capinar um jardim —mas isso depende muito do tempo e esforço investido nessas atividades. Já pessoas que realizam trabalhos mais movimentados, carregando peso, também podem conseguir manter e melhorar o tônus muscular.

Aprimorar a força e a massa musculoesquelética traz um benefício e tanto para a saúde do organismo. A começar, porque ajuda a manter a postura corporal e a realizar atividades básicas com maior rapidez e sustentação, como sentar e levantar de uma cadeira. Ter um bom percentual de massa muscular ainda melhora a regulação hormonal e proteica do corpo, ao liberar, entre algumas substâncias, uma chamada IGF-1. Ela ajuda, e muito, na parte cognitiva e na memória.

E se a ideia for manter a massa muscular, também é preciso seguir com a planilha de treinos. Lembrando que a frequência e a intensidade dos exercícios devem ser indicadas por um profissional de educação física.

Outra dica que pode ajudar bastante na melhora ou na manutenção do tônus muscular está nos alimentos ingeridos todos os dias. Afinal de contas, com o aumento de gasto energético, é de extrema importância manter um aporte alimentar que dê esta sustentação ao corpo. Uma dieta saudável, com aporte adequado de proteínas, carboidratos e gorduras, vai dar o equilíbrio para este ganho e suporte da força e massa muscular.

Porém, é importante saber que a alimentação sozinha não aumenta o tônus muscular. É necessário praticar alguma atividade física. Já a falta de uma dieta saudável prejudica muito o ganho de músculos. Assim como não ter uma boa noite de sono também pode interferir nos resultados. Isso porque, dormir menos do que o corpo precisa faz perder massa magra e ajuda a engordar, além das outras consequências que envolvem a restrição e a privação do sono. Portanto, o combo perfeito para melhorar a força e a musculatura do corpo é: praticar exercícios físicos (de qualquer espécie, não somente a musculação), ter uma dieta equilibrada e saudável e dormir regularmente.

Fontes: Hamilton Roschel, professor e coordenador do grupo de pesquisa em fisiologia aplicada e nutrição da EEFE-USP (Escola de Educação Física e Esporte) e da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo); Marco Túlio de Mello, professor titular da escola de educação física, fisioterapia e terapia ocupacional da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais); e Páblius Staduto Braga, médico do esporte do centro de medicina especializada do Hospital 9 de Julho, em São Paulo.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

Pergunte ao VivaBem