Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Coronavírus: é possível se infectar sem ter contato com alguém com o vírus?

Movimentação de passageiros usando máscaras e luvas para proteção contra coronavírus na saída da estação Butantã, linha amarela do metrô em São Paulo (SP) - Ronaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo
Movimentação de passageiros usando máscaras e luvas para proteção contra coronavírus na saída da estação Butantã, linha amarela do metrô em São Paulo (SP) Imagem: Ronaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo

Gabriela Ingrid

Do VivaBem, em São Paulo

19/03/2020 14h06

A transmissão do novo coronavírus pode ocorrer pelo contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão com uma pessoa infectada. Entretanto, o vírus também pode se espalhar sem que haja esse contato.

Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão também pode ocorrer pelo ar ou por contato com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse e catarro. Além disso, encostar em objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com boca, nariz ou olhos.

"Você pode pegar o coronavírus sem o contato direto com uma pessoa, por exemplo, em um metrô", diz Renato Grinbaum, infectologista consultor da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia).

O médico usa o exemplo de uma pessoa contaminada que assoa o nariz e, sem lavar as mãos ou usar álcool gel, encosta na barra de metal para se segurar. Se uma outra pessoa coloca a mão nessa barra e depois toca nos olhos, na boca ou no nariz, sem perceber, ela estará contaminada.

O conhecimento já registrado sobre os coronavírus indica que eles apresentam transmissão de uma para até três pessoas. Por isso, é importante seguir as recomendações de higiene e evitar o contato com regiões do rosto com as mãos sujas.

É possível contrair o coronavírus mesmo ficando em casa?

A possibilidade de transmissão acontecer em casa é muito baixa. A não ser que você receba visitas e entrem pessoas contaminadas, não há como o vírus entrar, de acordo com Grinbaum. "Ele não fica suspenso no ar, não vem junto com a comida e nem dura muito em pacotes secos", diz.

No entanto, é preciso ficar atento quando sair de casa for imprescindível, por exemplo para fazer compras ou ir à farmácia. Mantenha os cuidados com a higienização ao sair e ao retornar, no período de isolamento.

Ao retornar, o ideal é realizar a troca das roupas, fazer um novo processo de higienização e lavar alimentos e embalagens com água e sabão, para garantir.