PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Ceagesp é atingida por enchente; há riscos de consumir alimentos de lá?

Felipe Rau/Estadão Conteúdo
Imagem: Felipe Rau/Estadão Conteúdo

Priscila Carvalho

Do VivaBem, em São Paulo

11/02/2020 18h21

Depois das fortes chuvas que atingiram São Paulo nesta segunda-feira (10), a Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) seguiu fechada e comerciantes tiveram que descartar todos os alimentos que foram atingidos pela enchente.

Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (11), Flavio Godas, economista da Ceagesp, disse que todo o mercado está sendo higienizado com cloro e passando por uma fiscalização de limpeza controlada. Todos os alimentos vão ser descartados em aterro sanitário e nada vai ser reaproveitado", disse.

Godas afirmou ainda que eles estão trabalhando para que as vendas no mercado sejam reestabelecidas em até 24 horas. "Decidimos aumentar o turno de fiscalização e limpeza", afirmou.

Independentemente de enchentes, toda fruta ou vegetal deve ser lavada cuidadosamente antes do consumo. Milton Lapchik, infectologista da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), afirma que o ideal sempre usar solução clorada para higienizar os alimentos. 'É importante deixá-las por um tempo para ser totalmente desinfectada. E não use o vinagre. Mesmo sendo uma solução antisséptica, ele não desinfecta de maneira adequada", reforça.

O especialista explica ainda que, como a Ceagesp está higienizando de forma correta mesas e balcões dentro do mercado, o risco de contrair alguma doença ainda é mínimo. "O importante é usar solução clorada e desinfetar os locais de dentro do mercado. Além disso, é muito importante trabalhar com o controle de pragas, dedetização pós enchente".

Descarte os alimentos que foram contaminados

O ideal é evitar ao máximo o contato com a água suja. Os alimentos, mesmo fechados, também devem ser eliminados caso entrem em contato com a água. Opte pela água sanitária para desinfetar o chão ou outros locais que tiveram contato com a água da chuva.

Saúde