Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Pensar em si mesmo é sempre ser egoísta? Como não confundir o sentimento

Istock
Imagem: Istock

Priscila Carvalho

Do VivaBem, em São Paulo

15/01/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Egoísmo nunca pode ser considerado bom já que sempre prejudica o outro
  • Muitas vezes, as pessoas confundem ser egoísta com amor próprio
  • Tomar uma decisão pensando em si não pode ser considerada egoísta, já ela está pensando nos seus sentimentos e não fazendo mal para o outro
  • Para ser egoísta deve-se levar em consideração passar por princípios éticos e ferir o outro

"Você precisa ser egoísta". Com certeza em algum momento da sua vida você já ouviu essa frase, principalmente, quando precisou tomar certas decisões. De acordo com o dicionário, egoísmo é o amor exagerado aos próprios valores e interesses a despeito dos de outrem, além de exclusivismo que leva uma pessoa a se tomar como referência a tudo. Pode ser ainda excessiva vaidade, pretensão e presunção.

Natalia Pavani, psicóloga do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, ressalta que o egoísmo nunca pode ser considerado bom, já que ele sempre está ligado a prejudicar o outro. "Se a pessoa está em um relacionamento ruim e decide terminar porque não gosta mais do outro, ela está tendo uma ação de autocuidado, pensando nela e isso não é ser egoísta. O egoísmo tende a ferir o outro sempre', diz.

Autocuidado x egoísmo

Não há problema nenhum em pensar em si, em olhar para o que realmente importa e tentar resolver. O problema é que as pessoas costumam confundir amor-próprio com egoísmo. Pavani explica que a pessoa precisa, sim, pensar no que realmente a agrada e ter um autocuidado —o que não tem a nada a ver, segundo ela, com egoísmo.

Dan Josua, mestre em psicologia pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e colunista do VivaBem, explica que quando o indivíduo passa por cima de princípios éticos, aí sim é considerado egoísmo. "Um conceito que explica bem esse tipo de situação é quando uma pessoa passa por cima da outra e provoca ações ruins para prejudicar a outra e conseguir uma vaga no trabalho, por exemplo. Ela faz de tudo para uma promoção no trabalho, sem pensar no outro".

Como saber se estou sendo egoísta ou praticando autocuidado?

1. Pense como o outro se sentiria no seu lugar caso você fizesse o mesmo

Essa é uma das frases mais ditas para as outras pessoas quando alguém está fazendo ou pensa em fazer algum tipo de ação. Pensar no outro pode, sim, ser realmente um dos melhores exercícios para tentar controlar o egoísmo. E isso não vale apenas para relacionamentos entre casais. A prática pode ser muito positiva para todas as relações e fazer com que a pessoa repense atitudes que não irão fazer bem a ela e nem ao outro.

2. Repense e analise alguns pontos

O exercício é focado principalmente em pessoas que estão em relacionamento ruins. Pense como pode ser libertador dar ao outro e, principalmente a você, uma nova chance e seguir em frente. Muitas vezes, as pessoas falam que terminar uma relação é pensar somente em si. No entanto, os especialistas contestam essa afirmação. Optar pelo fim pode ser muito benéfico para ambos, mesmo que que doloroso no começo. "Pense que é melhor falar para o outro do que empurrar com a 'barriga'. Além disso, você também gostaria de saber, caso a situação fosse ao contrário", diz Pavani.

3. Faça anotações e elenque prós e contras

É muito bom anotar e fazer uma lista do que pode ou não ferir o outro e você com determinada atitude. Pode parecer bobagem, mas escrever realmente é um exercício eficiente para analisar as situações de fora e agir racionalmente.

4. Procure um profissional de saúde

Quando certas atitudes atrapalham o dia a dia, a pessoa deve atentar-se e procurar um bom terapeuta para analisar suas ações. Às vezes, inconscientemente, agimos de forma egoísta e não percebemos que estamos ferindo o outro.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral norte paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço com diversas opções da atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping - Bertioga (SP)
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: Gratuita