Topo

Tudo sobre Câncer

Sintomas e tratamentos da doença


Tudo sobre Câncer

Ingerir iogurte e fibras previne câncer de pulmão, diz estudo

Pesquisa analisou dados de mais de 1.4 milhão de pessoas - iStock
Pesquisa analisou dados de mais de 1.4 milhão de pessoas Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

29/10/2019 15h53

Cientistas da Vanderbilt University Medical Center concluíram que uma dieta rica em fibras e/ou iogurte está associada a uma queda no risco de desenvolver câncer de pulmão.

O estudo foi publicado no periódico Jama Network e desenvolvido após análise de diversos estudos anteriores, com dados de mais de 1.44 milhão de pacientes nos EUA, na Europa e na Ásia.

Os médicos envolvidos na análise perceberam que o consumo individual de fibras ou iogurte já era suficiente para reduzir os riscos da doença. Mas, quando o consumo acontecia conjuntamente, os riscos caíram 33% em comparação com quem não possuía uma dieta com esses alimentos.

Como o estudo foi feito

  • Cientistas analisaram dados de estudos anteriores envolvendo 1.445.850 de adultos dos EUA, da Europa e da Ásia. A análise dos dados foi realizada entre novembro de 2017 e fevereiro de 2019;
  • participantes que tinham histórico de câncer na inscrição ou desenvolveram a doença, morreram ou perderam o acompanhamento após dois anos foram excluídos;
  • os dados foram divididos em cinco grupos de acordo com a quantidade de fibras e iogurte consumidos;
  • indivíduos que tinham um consumo maior de fibras apresentaram um risco 17% menor de desenvolver câncer de pulmão em comparação com os que consumiam poucas fibras;
  • já os indivíduos com um consumo baixo de iogurte apresentaram um risco 15% menor em comparação com quem não consome o alimento; entre os que apresentaram um alto consumo, o risco caiu em 19%;
  • indivíduos com alto consumo de iogurte e fibras apresentaram 33% menos risco de desenvolver a doença em comparação com quem não consome iogurte e possui uma dieta com poucas fibras.

Por que isso é importante?

De acordo com os cientistas, ainda é preciso realizar mais investigações para entender melhor essa relação entre dieta e câncer.
Mas já se sabe que o consumo de iogurte e fibras apresenta benefícios especialmente para quem sofre com doenças cardiovasculares e câncer gastrointestinal.

Os cientistas acreditam que esses efeitos positivos estão ligados às propriedades prebióticas e probióticas do iogurte e das fibras. Estes ajudariam a modular a microbiota do intestino, garantindo que as boas bactérias proliferem e mantenham o intestino saudável e funcionando bem.

Esse fato, por sua vez, influenciaria de forma positiva o sistema imunológico, fortalecendo as defesas do organismo. O efeito ainda se estenderia à microbiota do pulmão, mantendo-o mais protegido.


Podcasts do UOL
Ouça o podcast Maratona, em que especialistas e corredores falam sobre corrida. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Tudo sobre Câncer