Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Descongestionante nasal vicia? Quanto tempo dura o efeito? Mitos e verdades

Descongestionante nasal pode viciar; aprenda a usar - dragana991/Getty Images/iStockphoto
Descongestionante nasal pode viciar; aprenda a usar Imagem: dragana991/Getty Images/iStockphoto

Colaboração para VivaBem, de São Paulo

05/09/2022 04h00

Se eu usar descongestionante todo dia, posso ficar viciado? A aplicação deste remédio em excesso pode causar alguma doença? Crianças e idosos não podem usá-lo? Muitos mitos e verdades que cercam o descongestionante nasal, e agora é hora de esclarecer.

Posso ficar viciado?

Verdade: Existe sim o risco de viciar em remédios para desentupir o nariz. Principalmente porque eles tratam apenas o sintoma, sem resolver a causa, ou seja, quando o efeito passa, o nariz volta a ficar congestionado.

O efeito do remédio dura o dia todo?

Mito: O período de duração do efeito desses medicamentos é curto, apenas de quatro horas, o que leva a várias reaplicações.

O medicamento pode deixar meu nariz preguiçoso?

Verdade: Se você usar o descongestionante todas as vezes que o nariz estiver entupido, ele vai causar um efeito rebote, ou seja, sua respiração só vai melhorar quando você usar novamente.

O descongestionante é a única forma de umedecer o nariz?

Mito: Caso seu nariz fique ressecado por causa do tempo seco, experimente pingar soro fisiológico. Usar o umidificador de ar por algumas horas por dia, pode ser outra opção. Mas atenção: use o item sem ficar muito próximo.

Não precisa de receita médica?

Verdade: Apesar da afirmação ser verdadeira, para evitar problemas de saúde, é ideal que o paciente só utilize o descongestionante após ter sido recomendado por um otorrinolaringologista.

A superdosagem não causa nenhum efeito colateral?

Mito: A superdosagem dos descongestionantes nasais pode levar à palpitação, irritação na garganta, com tosse ou ardor, além da sensação de nariz seco com formação de crostas dentro do canal respiratório.

O descongestionante não pode ser usado por todos?

Verdade: Eles são contraindicados para pacientes com glaucoma, cardiopatia, hiperparatireoidismo, hipertensão arterial, hiperplasia (aumento) da próstata e gestantes, devido aos seus efeitos colaterais.

Crianças e idosos não podem usar o produto?

Mito: A medicação pode ser usada por crianças e idosos, mas eles necessitam de muito cuidado, porque existe a chance do uso excessivo ocasionar sedação e sonolência.

Usar o medicamento por muito tempo ajuda a desenvolver alguma doença?

Verdade: É real, algumas pessoas realmente desenvolvem uma doença pela exposição prolongada do produto. Ela é conhecida como rinite medicamentosa.

Fontes: Eduardo Landini Lutaif Dolci, otorrinolaringologista e professor da Santa Casa de São Paulo, Fausto Nakandakari, otorrinolaringologista da clínica Otorrino Fausto Nakandakari, Tatiana Alves Monteiro, otorrinolaringologista do Hospital Sírio-Libanês, Paulo Lazarini, otorrinolaringologista do Hospital Sepaco, Rodolfo Alexander Scalia, otorrinolaringologista e coordenador da residência médica da Santa Casa de São Paulo, Antônio Carlos Cedin, supervisor do programa de residência médica em Otorrinolaringologia do Hospital Beneficência Portuguesa e Presidente da Sociedade Paulista de Otorrinolaringologia, Edina Mariko Koga da Silva, pediatra e professora da Disciplina de Medicina de Urgência e Medicina Baseada em Evidências da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo)/EPM.