Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Equilíbrio

Anda sonhando com seus problemas? Entenda melhor o que isso significa

iStock
Imagem: iStock

Diego Garcia

Colaboração para o UOL VivaBem

04/07/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Sonhar com problemas pode ser uma indicação do inconsciente de situações que por algum motivo estamos evitando enfrentar
  • Prestar atenção nos sonhos e na mensagem que eles trazem pode ajudar a reduzir os estresse e melhorar o sono
  • Dormir sem se desligar das situações que ocorreram durante o dia pode ser um gatilho para o sonho estressante

Ansiedade e estresse são comuns na rotina agitada que temos. Muitas passamos a maior parte do dia estressados pelo excesso de demandas, pressões e por querer sermos sempre melhores em tudo o que fazemos. Viver sempre no limite, pilhado, pode trazer abalos sérios para a saúde física e emocional, a começar pelo sono.

O estresse afeta a noite na medida em que mesmo cansado e com o corpo solicitando repouso, a mente não consegue pausar, há um contínuo de pensamentos, muitas vezes descoordenados, impedindo o sono profundo que realmente reabilitara o corpo como um todo.

Um dos sintomas mais simples para detectar isso é analisando seus sonhos. Se os problemas do seu cotidiano estão afetando seu sono, começar a interpretar suas imagens durante a noite pode ajudar a reduzir os níveis de estresse.

Por que é importante prestar atenção aos sonhos?

Em um tempo em que se está exposto a tantas exigências, relaxar e voltar-se para si mesmo é cada vez um desafio maior. "O sonho pode ser, portanto, esse recurso essencial para conectar-se consigo mesmo e por isso é tão importante a gente dar atenção ao que ele revela", explica o psicólogo Cristiano Dal Forno, professor do curso de psicologia da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).

A psicóloga Beatriz Silva afirma que devemos dar importância e atenção aos sonhos porque eles trazem mensagens do nosso subconsciente que podem estar ligadas a situações profissionais, de relacionamento ou de saúde. No entanto ela ressalta que "devemos sempre levar em conta que algumas coisas estão relacionadas ao que se passou nas últimas 24 horas, o que chamamos de 'restos do dia', que não assimilamos".

Segundo Freud, o sonho é uma tela em que os conteúdos inconscientes podem aparecer, ou seja, conteúdos que ficam aprisionados no nosso consciente são liberados. O professor explica que muitos desses conteúdos ficam reprimidos por seu caráter moral ou agressivo e que durante o sono aparecem.

Dal Forno esclarece que o sonho estressante também pode ter um caráter elaborativo. Uma raiva contida, um incômodo com o chefe ou um cliente, aquelas situações em que se sente afetos menos nobres, mas que não se pode reagir de uma forma mais visceral, mais natural, durante o sono não vão estar restritas. "Então significa dizer que no sonho ele pode praticar uma agressividade que ficou negada moralmente durante o estado de vigília, ou seja, é um também um momento de elaboração desses sentimentos, de eliminação dessa carga afetiva excessiva".

O que sonhar com problemas pode significar?

Cada sonho é único, cada um tem suas experiências e traumas que influenciam na interpretação dos significados. Os símbolos dos sonhos variam de pessoa para pessoa, de acordo com o significado que esses símbolos possuem no repertório de cada um. Porém, esses sonhos muitas vezes nos mostram deficiências que temos para encarar situações na nossa vida.

Silva exemplifica que, um homem que sonha que está andando nu, se sentindo feliz, pode demonstrar a sensação de liberdade, expressando o que verdadeiramente se é, enquanto pessoa. Se esse mesmo homem sonhar que está nu, em frente a uma multidão e, no sonho se sentir exposto, ele pode estar passando por alguma situação que exija exposição de pensamentos ou sentimentos, medo do julgamento ou da crítica, se aprofundarmos ainda mais, pode remeter a situações de infância que provocaram abuso ou vexação por adultos.

De acordo com Dal Forno, a interpretação dos sonhos ajuda a traduzir o que o inconsciente quer nos comunicar com os sonhos, seja eles bons ou não. "Sonhos são uma pista que remetem ao que há de mais íntimo e singular em nós", afirma.
Segundo ele, quem tem sonhos estressantes, que acorda angustiado, alguém que tenha dificuldade para conciliar o sono ou que tenha sonhos de caráter ameaçador, por exemplo, certamente está ocupado de tentar, em seu íntimo, construir sentido e conexão para experiências que possam ter sido excessivas ao longo da sua vida, principalmente nos anos iniciais.

Nesses casos, um processo de análise pode ajudar essa pessoa a construir essas conexões e na compreensão de significados para que ela possa relaxar durante o sono e ter sonhos mais tranquilos.

Qual é o problema dos pesadelos?

São sinais de alerta. Pesadelos podem ser considerados indicadores de ansiedade e estresse, uma vez que nossa mente, nesses casos, se mantém inquieta, transformando os sonhos em situações de conflito e perseguição.

Quem tem pesadelos constantes, pode fazer um relaxamento antes de dormir, agora se a situação se torna recorrente e começa a atrapalhar no rendimento mental, é recomendado terapia. Um dos maiores problemas causados por este tipo de sonho é quando eles passam a dominar mentalmente a pessoa a ponto travar em suas atividades básicas.

Todavia, por pior que seja ter pesadelos, saiba que é possível através deles resolver problemas reais, pois, muitas vezes nos sonhos encontramos as respostas para perguntas que nos negamos a responder conscientemente ou ainda pelo próprio estresse, não nos damos conta de respostas óbvias que nos são mostradas nos sonhos.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube