Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Problema na voz causado por esclerose múltipla da atriz Selma Blair é raro

Instagram/ Divulagção
Imagem: Instagram/ Divulagção

Priscila Carvalho

Do UOL VivaBem, em São Paulo

01/03/2019 20h10

Resumo da notícia

  • Atriz foi diagnosticada com esclerose múltipla em agosto do ano passado
  • Doença geralmente prejudica equilíbrio e coordenação motora
  • Condição afetou fala da atriz, mas condição é considerada rara

Quase sete meses depois de ser diagnosticada com esclerose múltipla, a atriz Selma Blair revelou em entrevista ao programa americano "Good Morning America" que estava vivendo um surto da doença sem saber.

"Tudo parecia normal. Estava me automedicando quando o problema não estava comigo. Estava bebendo. Estava com dor. Não estava sempre bebendo, mas houve momentos em que eu não aguentei."

Durante muitos anos, a atriz sofreu com dores pelo corpo e por muitas vezes os médicos afirmaram que era devido ao estresse e cansaço. "Eles diziam que, por eu ser mãe solteira, poderia estar exausta, preocupada problemas financeiros etc."

No meio da entrevista é possível perceber que Blair fala com dificuldade. Segundo a atriz, no passado, ela descobriu estar sofrendo de disfonia espasmódica, uma desordem neurológica que afeta as cordas vocais e é provoca pela esclerose múltipla. Embora seja um dos sintomas causados pela doença, a condição é rara.

"Geralmente, isso ocorre por uma alteração no cerebelo, mas ainda assim esse não é um dos principais sintomas da condição", diz Jefferson Becker, neurologista do Hospital São Lucas da PUCRS.

O que é a esclerose múltipla?

É uma doença autoimune, no qual a pessoa produz um quadro inflamatório que ataca o sistema nervoso central, envolvendo o cérebro, tronco cerebral, cerebelo ou medula. 

Quais são os sintomas?

Podem ser inúmeros e se manifestar de maneira diferente em cada indivíduo. Para alguns, a esclerose múltipla pode afetar primeiro a visão. "Um dos olhos começa a falhar ou ficar com 'borrões', seguido de dor", explica Becker. 

A doença prejudica principalmente a parte motora do paciente, prejudicando o caminhar, andar e equilíbrio. Além disso, pode causar formigamento em partes do corpo. 

Como é tratamento?

O problema não tem cura, mas pode ser controlada e permitir que o paciente viva bem com ela. O tratamento costuma usar medicamentos imunomoduladores, que agem sobre o sistema imunológico e "freiam" a doença.

Se o paciente tem algum tipo de sequela --devido à demora no diagnóstico ou agressividade da doença, por exemplo --, são usados remédios específicos para combater os sintomas. Ainda é importante a pessoa adotar um estilo de vida mais saudável: não beber, praticar exercícios físicos regularmente e se alimentar bem. 

A esclerose múltipla atinge mais as pessoas idosas?

Não, a maior parte dos doentes são jovens entre 20 e 35 anos. A incidência também é maior em mulheres, com o dobro de casos do que homens.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube