Topo

Tudo sobre Diabetes

Sintomas, Cuidados e Tratamento


Só 1 em cada 4 brasileiros acha o diabetes problema grave; entenda a doença

O diabetes pode levar a problemas do coração e insuficiência renal - Getty Images
O diabetes pode levar a problemas do coração e insuficiência renal Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

21/07/2018 15h56

Apesar de ser a quarta doença que mais provoca óbitos no país, segundo Ministério da Saúde, o diabetes não é considerado um problema grave e causa de morte pela maioria dos brasileiros. A afirmação é da pesquisa "Diabetes: o que os brasileiros sabem e não sabem sobre a doença”. 

Divulgado nesta sexta-feira (20), o levantamento contou com a participação de 1050 entrevistados das cinco regiões brasileiras, sendo 663 não diabéticos, e foi realizado online pela Abril Inteligência, com apoio da AstraZeneca e do Curso Endodebate. 

Somente um em cada quatro participantes da pesquisa disse acreditar que o diabetes é algo sério, que pode levar à morte. O levantamento mostrou que população, no geral, associa mais a doença a problemas de visão e amputação. No entanto, o diabetes pode gerar problemas cardíacos e insuficiência renal, provocando a cada seis segundos uma morte no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Veja também:

O que é a doença?

Basicamente, o diabetes é caracterizado pelo excesso de açúcar no sangue. Isso pode ocorrer quando o pâncreas não produz insulina --no tipo 1 da doença -- ou a insulina produzida não consegue levar o açúcar para dentro das células --no tipo 2 --, devido a alterações no organismo que geram uma resistência ao hormônio.

Como evitar?

Segundo Carlos Eduardo Barra Couri, médico responsável pela pesquisa e endocrinologista da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto, o elevado número de pessoas com diabetes tipo 2, que corresponde a 90% dos casos da doença, ocorre por conta dos maus hábitos de vida.

Fazer exercícios regularmente, ter uma alimentação balanceada, maneirando na ingestão de açúcar e de outros carboidratos refinados, e manter-se dentro do peso saudável estão entre as principais estratégias para prevenir a doença.

O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune --ou seja, desenvolvida pelo próprio organismo, que destrói as células do pâncreas -- e não pode ser evitada.  

Diabetes tem cura?

Não. Existem alguns estudos em andamento que tentam usar células-tronco para curar o pâncreas deficiente do portador do diabetes tipo 1, e tecnologias já disponíveis melhoram muito o controle no nível de insulina. Mas a doença é crônica e exige acompanhamento multidisciplinar pela vida inteira, mesmo que a glicemia esteja controlada. Para quem sofre com diabetes tipo 2, a boa notícia é que caprichando no estilo de vida saudável é possível reduzir o número de medicamentos tomados e viver sem medo de sequelas.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube