Topo

Victor Machado

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

É realmente necessário tomar whey protein para ganhar músculos?

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

21/06/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quando se fala em suplementar whey protein, naturalmente já associam o seu uso ao ganho de massa muscular. Mas será que esse suplemento é realmente necessário para a hipertrofia?

O whey Protein se trata da proteína extraída do soro do leite e, resumidamente, é uma forma mais prática de consumir proteínas. Pense que você costuma comer pão com ovo no seu café da manhã e, por algum motivo, não teve tempo para fazer essa refeição. Ao realizar a troca por whey protein com aveia, por exemplo, você tem uma refeição com os mesmos macronutrientes (carboidratos e proteínas) de uma forma mais prática.

Por ser uma fonte de proteína, o suplemento também aumenta a saciedade quando consumido antes de alguma refeição, sendo às vezes uma estratégia para o processo de emagrecimento.

Mas, provavelmente, os micronutrientes, vitaminas e minerais não são equivalentes. Além disso, a bebida também elimina o ato da mastigação. Mas a combinação serve para ter uma noção de como o whey protein funciona como um substituto alimentar para facilitar a adesão de uma boa alimentação, evitando assim o consumo de alimentos ultraprocessados.

O fato é que o uso de whey protein, assim como outros suplementos proteicos como a albumina e as proteínas vegetais, não deve ser incentivado como regra na alimentação. O indicado é que ele seja ingerido quando não é possível consumir alimentos in natura. Comer comida de verdade e fontes de proteína animal ou vegetal serão sempre as melhores alternativas quando falamos em alimentação saudável. Sendo assim, recorremos ao whey protein ou outros suplementos proteicos quando não é possível consumir os alimentos naturais por algum motivo que influencie na sua rotina.

Tipos

Os wheys são separados entre concentrado, isolado e hidrolisado. Confira:

Whey concentrado

É basicamente uma fonte que passa apenas por um processo de filtração e ainda mantém compostos como gorduras e carboidratos. Por esse fator, não é uma fonte recomendada para intolerantes a lactose por conter esse açúcar na composição.

Whey isolado

Aqui é possível obter a proteína mais pura que passa por um processo de filtração específico em que os compostos presentes no concentrado são eliminados. Portanto, se você tem intolerância a lactose, essa é a opção ideal.

Whey hidrolisado

Além da filtração específica como a do whey isolado, esta versão também tem suas proteínas "pré-digeridas" como uma forma de facilitar a absorção. Tanto para fins esportivos como para substituição alimentar, não é fundamental— até por ser o mais caro de todos. Mas, caso você tenha passado pelo processo de cirurgia bariátrica, este se torna o mais recomendado.

Ganho de massa

Em relação ao ganho de massa muscular, o uso de whey protein facilita a ingestão adequada de proteínas, já que de acordo com a ciência, um volume de dois gramas por quilo de peso de proteínas, acompanhando de uma rotina de exercícios de força como musculação, crossfit ou treino funcional, já é o suficiente para hipertrofiar o músculo. Porém, dependendo da sua rotina e do seu peso, essa ingestão é facilmente atingida através da alimentação sem a necessidade da suplementação.

Se você é daqueles que finaliza o pote antes do fim do mês em busca de resultados rápidos, saiba que o suplemento não faz milagre e serve, principalmente, para deixar sua vida mais prática. No fim, o que funciona mesmo é o básico: comer comida de verdade, frutas, vegetais, beber água e aprender a se aceitar e se amar.