Topo

Desafio no TikTok, tomar suplemento sem diluir é perigoso para o coração

Pessoas estão tomando colher de suplemento sem diluir, antes, na água -
Pessoas estão tomando colher de suplemento sem diluir, antes, na água

Luiza Vidal

Do VivaBem, em São Paulo

10/06/2021 17h59

Entrar na onda dos desafios na internet pode ser perigoso, principalmente se envolvem a saúde. Nos Estados Unidos, algumas pessoas estão participando do "dry scooping challenge", que consiste em ingerir uma colher (scoop) com suplemento em pó antes do treino, mas sem diluir a substância na água.

O problema é que essa "brincadeira" é perigosa, tanto que duas mulheres já relataram ter sofrido problemas cardíacos após o desafio. "Peguei uma colher com pré-treino 'seco' porque vi isso virar tendência no TikTok. Acabei no hospital porque tive um ataque cardíaco", escreveu Briatney Portillo, de 20 anos.

@brivtny

Putting this out there so y'all don't do what I did because I'm the type of person to try anything and everything I see here w/o questioning it ##fyp?

? Be A Clown - ?? ??? Osuna ??

Segundo os cardiologistas consultados pelo VivaBem, esse tipo de substância só deve ser utilizado com orientação de profissionais de saúde —nutricionistas ou médicos, por exemplo. São eles que vão definir se há necessidade de inserir um suplemento, determinar a quantidade ideal e indicar a melhor forma de diluir esse pó.

No caso do desafio, não há indicação alguma de tomar o suplemento "seco", sem antes diluir na água. Isso não deve ser feito, de acordo com Rica Buchler, cardiologista e diretora da reabilitação cardíaca do Instituto Dante Pazzanese (SP).

"Quando você retira a água, você toma a dose plena da substância. Com isso, não há uma absorção que vai ocorrendo aos poucos. Você descarrega no organismo de uma vez só e estimula uma fibra cardíaca que não está acostumada com isso. É muito perigoso", diz a médica.

Existem algumas substâncias incluídas no suplemento pré-treino que são termogênicas, ou seja, que aceleram o metabolismo e promovem a queima calórica, como a cafeína. A ingestão excessiva delas pode, de fato, deixar o coração mais acelerado, conforme explica Nivaldo Filgueiras, cardiologista e vice-presidente da ABM (Associação Bahiana de Medicina).

"Se a pessoa é propensa a ter arritmia cardíaca, isso pode, sim, gerar um problema no coração dela. Por isso é importante ter orientação de profissionais que expliquem sobre a diluição adequada e a dose correta para evitar riscos", diz.

Além do ataque cardíaco, como ocorreu com as jovens, esse tipo de prática pode causar na arritmia cardíaca, elevação da temperatura, complicações digestivas, como diarreia, entre outros. A recomendação final é: se você quer praticar exercícios físicos e utilizar esse tipo de suplemento, converse com médicos, nutricionistas e preparadores físicos antes.