Topo

Verônica Laino

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Skincare não é só creme: 5 alimentos e bebidas que deixam pele radiante

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

09/02/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com mais tempo disponível em casa, muitas pessoas começaram a se cuidar mais e seguir um ritual de beleza: o famoso momento de skincare. Porém, de nada adianta passar cremes caros e se dedicar horas com os cuidados, se a alimentação não está boa, afinal, uma pele radiante depende de uma alimentação com nutrientes específicos para combater a inflamação e ajudar na recomposição da pele.

água - iStock - iStock
Imagem: iStock

Água

O primeiro item é aquela nossa velha e conhecida amiga, a água! Sim, vou bater nesta tecla novamente, afinal é muito difícil encontrar pessoas que consomem uma quantidade adequada de água.

Com o foco na pele, uma boa alternativa é adicionar na sua garrafa d'água rodelas de gengibre, que é anti-inflamatório e ajuda não só hidratar a pele, mas também vai ajudar a reduzir a inflamação da famosa maskine, aquelas acnes causadas por um prolongado uso das mascaras.

Tente colocar um despertador para tocar de hora em hora, assim você consegue fazer uma pausa, beber um copo de água e então voltar a trabalhar. Consuma um copo de 200 a 300 ml de água por vez, assim você consegue realmente hidratar suas células e reduzir as idas ao banheiro.

O ideal é consumir entre 2 a 3 litros de água por dia. No final de semana ou se estiver em casa, pode fazer algo mais elaborado, como uma água aromatizada.

Água aromatizada

Ingredientes

  • 1,5 litro de água gelada
  • 1 laranja em rodelas
  • 1/2 pepino japonês com casca cortado em rodelas
  • 6 rodelas finas de gengibre

Modo de preparo

  1. Adicione todos os ingredientes em uma jarra com tampa, deixe na geladeira por pelo menos 30 minutos para pegar o sabor e consuma em até 8 horas.
Leguminosas - iStock - iStock
Imagem: iStock

Leguminosas

Feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha e soja. Estes grãos ajudam muito deixar a sua pele firme e saudável, já que são ricos em ferro e proteína, uma dupla que vai fazer toda diferença.

O ferro das leguminosas para ser absorvido precisa ser consumido com alguma fonte de vitamina C, como as frutas cítricas (laranja, limão, acerola), por isso uma boa pedida é temperar sua salada com limão ou comer uma acerola depois do almoço.

Quem transporta o oxigênio para todas as células do organismo, garantindo a "respiração" de cada uma delas, é o ferro. Quando estamos com deficiência dele, nossa pele fica com uma aparência opaca em sem viço.

Já a proteína é importante para produzir colágeno e combater a flacidez. Sem um bom aporte proteico, nosso corpo não consegue sintetizar colágeno. A vantagem da proteína vegetal é que ela é de fácil digestão e absorção. Uma boa pedida é fazer um vinagrete com feijão-fradinho, e no lugar no vinagre, use limão, assim há vitamina C e a salada fica refrescante. Sabe aqueles dias que você chega à noite e está muito quente e você não está com vontade de comer arroz e feijão no jantar? Pegue um mix de folhas e coloque este vinagrete por cima, o prato fica uma delícia e vai deixá-lo superssaciado.

Bolo-Chocolate-Veronica-Laino-2 - Léo Avesani - Léo Avesani
Imagem: Léo Avesani

Aveia

A aveia é uma ótima fonte de silício, que participa da formação do colágeno, que por sua vez melhora a sustentação da pele. Existem diversas formas de consumir aveia, mas a mais fácil é colocá-la por cima da fruta. Porém, se você estiver inspirado, pode criar diversas receitas, como um bolo de chocolate de frigideira, que utiliza cacau em pó —um excelente antioxidante, que ajuda a combater o envelhecimento precoce da pele.

Bolo de Chocolate de frigideira

Ingredientes

  • 1 ovo (55 g)
  • 1 colher (de sopa) de açúcar demerara (14 g)
  • 2 colheres (de sopa) de farinha de aveia (13 g)
  • 1 colher (de sopa) de farelo de aveia (7 g)
  • 1 colher (de sopa) de cacau em pó (4 g)
  • 4 colheres (de sopa) de creme de leite fresco (53 g)
  • 1 colher (de sobremesa) de fermento em pó

Para a cobertura

  • 30 g de chocolate 70%
  • 3 colheres (de sopa) de creme de leite fresco (40 g)

Modo de Preparo

  1. Em uma tigela, coloque todos os ingredientes da massa e misture com um batedor de arame ou dois garfos por 1 minuto;
  2. Pegue uma frigideira pequena, unte com manteiga e despeje a massa. Tampe a frigideira e cozinhe na menor boca do seu fogão, no fogo bem baixo por 14 minutos;
  3. Faça o teste do palito: se sair sequinho, desenforme;
  4. Para a cobertura, aqueça o chocolate por 30 segundos no micro-ondas, mexendo na metade do tempo. Acrescente o creme de leite fresco e misture bem até ficar homogêneo;
  5. Despeje a cobertura por cima do bolo e bom apetite!
Castanha-do-pará - iStock - iStock
Imagem: iStock

Castanha-do-Pará

Fonte de vitamina E e selênio, micronutrientes que atuam como antioxidantes e que também combatem o envelhecimento das células. A porção ideal são duas castanhas por dia, que podem ser consumidas nos lanches entre as refeições ou picadas por cima da salada, para dar uma crocância e um sabor especial.

Melancia - iStock - iStock
Imagem: iStock

Melancia

Se você acorda com o rosto inchado e muitas vezes até marcado do travesseiro, a melancia será um ótimo aliado no seu café da manhã. Ela é diurética, o que favorece o funcionamento do sistema linfático, além disso, possui potássio, que ajuda na redução da retenção de líquidos. Você pode simplesmente cortar e comer a fruta geladinha ou fazer um suco refrescante.

Melancia com limão

Ingredientes

  • 300 ml de água com gás
  • 500 ml de água gelada
  • 1 xícara (de chá) de gelo
  • 4 xícaras (de chá) de melancia picada
  • 2 limões

Modo de preparo

  1. Lave bem a casca do limão e, com ajuda de um ralador, na parte fina, raspe a casca do limão, tomando cuidado para não pegar a parte branca, que tende a deixar a bebida amarga;
  2. Depois corte o limão ao meio e esprema todo o suco dele. Reserve;
  3. No copo do liquidificador, coloque a água gelada, o gelo, 3 xícaras de melancia e o suco do limão. Bata por 30 segundos na velocidade máxima;
  4. Em uma jarra, coloque todo o conteúdo do liquidificador, as raspas do limão e uma xícara de melancia picada;
  5. Na hora de servir, acrescente a água com gás.