Topo

Paola Machado

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Entenda a relação entre exercício físico, nutrientes e melhora da cognição

iStock
Imagem: iStock

Colunista de VivaBem

18/05/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um estudo de 2021 publicado pela revista Clinical Interventions in Aging mostrou que manter uma rotina de exercícios à medida que envelhecemos pode ser protetor quando se trata da sua saúde cerebral. O exercício ajuda o cérebro de diversas maneiras, incluindo a melhora do fluxo sanguíneo e proteção contra o comprometimento cognitivo leve que pode acontecer com o envelhecimento.

Os pesquisadores recrutaram homens e mulheres com idades entre 70 e 77 anos e os dividiram em três grupos.

  1. O primeiro realizou exercício supervisionado duas vezes por semana com treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) a uma frequência cardíaca máxima de 90%.
  2. O segundo fez treinamento de intensidade moderada a 70% da frequência cardíaca máxima.
  3. O terceiro --grupo controle-- fez pelo menos 30 minutos de atividade diária, mas em baixa intensidade e não teve a frequência cardíaca monitorada.

O volume cerebral e a espessura cortical —uma medida da substância cinzenta associada à cognição— bem como a função cardiorrespiratória foram medidos após um ano, três anos e cinco anos realizando exercícios supervisionados.

O estudo mostrou que quanto mais tempo de vida sendo fisicamente ativo (realizando uma atividade com que os indivíduos se identificassem) melhor a saúde cerebral e houve aumento significante da aptidão cardiorrespiratória para os três grupos durante o primeiro ano.

Em termos de alterações cerebrais, aqueles que entraram no estudo com níveis mais altos de aptidão tiveram uma menor perda de tecido cerebral ao longo dos anos e mesmo aqueles que eram mais novos na prática de exercícios físicos tiveram algum grau de memória melhorada.

Além disso, os participantes que podiam escolher sua atividade física, onde se exercitavam e praticavam os exercícios sozinhos ou com um companheiro de treino, tendiam a ter resultados mais positivos.

Um outro estudo mostrou que cerca de 50% dos participantes que estão inscritos em programas de exercícios desistem nos primeiros 6 meses, mas aqueles que sentem emoções positivas tendem a ter níveis significativamente mais altos de adesão ao programa.

Vale reforçar que o excesso de gordura corporal também influencia na saúde cerebral. Um estudo descobriu que pessoas obesas com uma alta relação cintura-quadril tinham volume cerebral ligeiramente menor, em comparação a pessoas que tinham um índice de massa corpórea dentro do normal.

Sendo assim, a pesquisa demonstrou que essa gordura estava ligada a uma retração cerebral. Outra pesquisa que analisou imagens cerebrais mostrou que níveis mais altos de composição de gordura corporal estão relacionados a quantidades reduzidas de massa cinzenta —uma área do cérebro que contém células nervosas. Esse achado era mais evidente em homens do que em mulheres.

A obesidade também pode afetar o cérebro em vários aspectos, como: redução da saciedade por conta de problemas associados à sinalização central de leptina e grelina, além do rompimento da barreira hematoencefálica; aumento da compulsão pela redução do córtex órbita frontal; risco de demência; perda de memória em mulheres após a menopausa etc.

Nutrientes para o cérebro

Para alimentar o cérebro —e qualquer parte do corpo—, é sempre importante pensarmos em consumir um carboidrato de qualidade, como o das frutas ou cereais e alimentos integrais com elevado teor de fibra alimentar. A aveia, a linhaça e a quinoa são excelentes opções, além de terem versatilidade nas inúmeras preparações culinárias.

Para a saúde cerebral e cognitiva precisamos garantir também a produção de neurotransmissores como a serotonina, a dopamina e outros menos comentados, porém não menos importantes, como a adrenalina. Estas substâncias precisam de glicose e também das proteínas para serem produzidas. Portanto, mantenha uma ingestão diária equilibrada de proteínas (tanto animal como vegetal) para desempenhar o melhor de sua capacidade cognitiva.

Se você precisa de muita atenção em seu dia a dia, saiba que já há estudos comprovando a relação entre a boa concentração de serotonina disponível no corpo com a capacidade de concentração, e muitos são os fatores que interferem neste mecanismo, sendo um importante o ciclo menstrual. Logo, nutrientes como o magnésio, o folato, a vitamina D e o zinco poderão auxiliar principalmente nestes períodos do mês.

As vitaminas do complexo B (B1, B6, B12 e ácido fólico) são fundamentais para o funcionamento cerebral, pois regulam o nosso metabolismo energético, preservam as estruturas cerebrais e nos dão aquele ânimo.

Outro aspecto importante a ser considerado é a prevenção da condição de inflamação, que também pode acontecer em nível central, como no hipotálamo, contribuindo com a deterioração cognitiva. Assim, nutrientes com reconhecida capacidade antioxidante ganham espaço: vitamina C, vitamina E, carotenoides e selênio.

Exercícios e benefícios para o cérebro

Há uma série de razões pelas quais o exercício tem um efeito positivo para o cérebro. Ser sedentário aumenta o risco de problemas cognitivos, porque seu organismo não obtém uma circulação ideal para as regiões do cérebro relacionadas a algumas funções —como a memória.

O exercício aeróbico auxilia na integridade vascular, melhorando o fluxo sanguíneo —incluindo aqui o cerebral. Essa é uma das razões pelas quais pessoas sedentárias têm risco aumentado de problemas cognitivos.

O exercício também pode estimular o crescimento de novas conexões cerebrais, além de reduzir a inflamação em todo o corpo. Ambos benefícios desempenham um papel em ajudar a diminuir os riscos à saúde do cérebro relacionados à idade.

Um estudo publicado na Preventive Medicine descobriu que o declínio cognitivo é quase duas vezes mais comum entre adultos inativos, em comparação com aqueles que praticam alguma atividade física. A conexão é tão forte que os pesquisadores recomendaram o incentivo à atividade física como medida de saúde pública para reduzir a demência e a doença de Alzheimer.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) sugere atividades como dançar, caminhar e usar as escadas em vez do elevador. Também recomenda fazer atividades funcionais como agachamentos ou marchar no lugar enquanto assiste à TV, por exemplo.

Para continuar aumentando o nível de exercício físico e encontrando novas maneiras de se desafiar a cada semana, o CDC recomenda manter um diário simples de atividades diárias e metas/objetivos.

Não se esqueça de procurar um profissional para te auxiliar de forma supervisionada.

Referências:

  • Pani J, Reitlo LS, Evensmoen HR, et al. Effect of 5 years of exercise intervention at different intensities on brain structure in older adults from the general population: a generation 100 substudy. CIA. 2021;Volume 16:1485-1501. doi:10.2147/CIA.S318679
  • Hamer, M.; et al. Association of body mass index and waist-to-hip ratio with brain structure. Neurology journal. February 05, 2019; 92 (6).
  • Martínez García RM, Jiménez Ortega AI, López Sobaler AM, Ortega RM. Estrategias nutricionales que mejoran la función cognitiva [Nutrition strategies that improve cognitive function]. Nutr Hosp. 2018 Sep 7;35(Spec No6):16-19. Spanish. doi: 10.20960/nh.2281. PMID: 30351155.
  • Gjestvang C, Stensrud T, Haakstad LAH. Are changes in physical fitness, body composition and weight associated with exercise attendance and dropout among fitness club members? Longitudinal prospective study. BMJ Open. 2019;9(4):e027987. doi:10.1136/bmjopen-2018-027987
  • Abate G, Marziano M, Rungratanawanich W, Memo M, Uberti D. Nutrition and AGE-ing: Focusing on Alzheimer's Disease. Oxid Med Cell Longev. 2017;2017:7039816. doi: 10.1155/2017/7039816. Epub 2017 Jan 12. PMID: 28168012; PMCID: PMC5266861.
  • Stice, E.; et al. Weight Gain Is Associated with Reduced Striatal Response to Palatable Food. Journal of Neuroscience 29 September 2010, 30 (39) 13105-13109.
  • Omura JD, Brown DR, McGuire LC, Taylor CA, Fulton JE, Carlson SA. Cross-sectional association between physical activity level and subjective cognitive decline among US adults aged ?45 years, 2015. Preventive Medicine. 2020;141:106279. doi:10.1016/j.ypmed.2020.106279
  • Dekkers, I.A.; et al. Obesity, Brain Volume, and White Matter Microstructure at MRI: A Cross-sectional UK Biobank Study. Radiology. 2019.
  • Miller, A.L.; et al. Neurocognitive Processes and Pediatric Obesity Interventions: Review of Current Literature and Suggested Future Directions. Pediatr Clin North Am. Author manuscript; available in PMC 2017 Jun 1.
  • CDC. Physical activity boosts brain health. Disponível em: https://www.cdc.gov/nccdphp/dnpao/features/physical-activity-brain-health/index.html