Topo

Paola Machado

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Estabeleceu novos hábitos saudáveis para 2023? Veja como manter as metas

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

03/02/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Todo início de ano estabelecemos metas. Todo ano uma meta nova, que, muitas vezes, é a mesma do ano passado e que você só conseguiu cumprir por um mês.

O ponto central e fundamental é sempre construirmos hábitos para manter a saúde. Realizar pequenas mudanças comportamentais e sustenta-las durante um tempo são ações que podem mudar visivelmente a maneira como você se sente por dentro e por fora. Isso nós sabemos, mas o mais desafiador é manter essas mudanças durante um longo tempo.

Para isso, para construirmos um hábito, devemos ter o poder de permanência, perguntando sempre a si mesmo o motivo dessa mudança, de que forma ela contribuirá para a sua saúde e como você alcançará esse objetivo.

Eu posso colocar como meta emagrecer. Mas qual o caminho para eu chegar a esse objetivo? Vou ter que ir à academia, vou ter que destinar um tempo para meu treino, vou ter que ter frequência no treinamento, também terei que organizar junto a um profissional meu plano alimentar, ir ao supermercado e organizar a lista, abrir mão de algumas guloseimas, e assim vai. Entende que não é simplesmente emagrecer?

Por isso existem metas durante todo o percurso que deveremos cumprir e precisamos programar nosso pensamento para cumprir cada uma delas, precisamos esclarecer para nós mesmos a visão de todo esse caminho.

Os pequenos hábitos ajudam a dividir suas metas em marcos diários, semanais e de longo prazo. Uma pesquisa realizada pelo European Journal of Clinical Nutrition mostrou que essa abordagem comportamental para a construção de hábitos, particularmente em torno do controle de peso, tem resultados positivos.

As técnicas comportamentais cognitivas são bem pesquisadas para ajudar os pacientes a atingir metas de peso, juntamente com dieta e exercício. Por exemplo, colocar uma foto de si mesmo na geladeira, provar sempre uma calça que deseja usar são pequenas técnicas de que o auxiliam a lembrar dos seus objetivos.

Depois de identificar seus objetivos, seu foco pode mudar para construir e sustentar comportamentos que o ajudarão a alcançá-los.

Uma boa estratégia é adicionar um novo hábito a um que você já estabeleceu. Por isso, escolha um pequeno hábito e se desafie a alcançá-lo; quando conquista-lo, adicione uma outra meta. Cada vez mais os borbotões ficarão desafiadores e você criará consistência.

Além disso, a responsabilidade é fundamental quando se trata de aprender suas próprias tendências comportamentais e sustentar hábitos à medida que você os adiciona.

Por fim, identifique o que o fez deixar um bom hábito de lado, pois é normal sair de um hábito saudável de vez em quando, especialmente se for novo na sua rotina. Quando isso acontece, é importante avaliar o que o levou a isso.

A falta de motivação pode ser devido a uma mudança na saúde do cérebro ou fadiga, e encontrar a causa raiz pode iniciar o processo de voltar aos seus hábitos e rotinas.

E o mais importante, lembre-se do autocuidado, paciência e encoraje-se enquanto faz mudanças duradouras em sua vida.