Topo

Paola Machado

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'Estoque músculos' e coma bem para ter qualidade de vida ao envelhecer

iStock
Imagem: iStock

Colunista de VivaBem

15/02/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Como você se imagina daqui a alguns anos? E como você se imagina aos 80 anos, 90 anos?

Devemos nos lembrar diariamente que o corpo sofre os efeitos do tempo e isso ocorre de forma contínua.

Aqui, não vou combater o envelhecimento nem trazer uma bandeira anti-aging, no sentido estético. Falarei sobre as mudanças que nosso organismo sofre com o passar do tempo e como contorná-las, para ter mais qualidade de vida.

Após os 50 anos, o corpo passa a perder massa magra de forma mais acentuada e progressiva. Lentamente, podemos observar mudanças no funcionamento bioquímico e nas estruturas das células, que refletem no funcionamento do corpo. A sarcopenia (perda de massa muscular) e a osteoporose (que afeta os ossos) limitam a independência funcional de qualquer pessoa.

O que fazer para envelhecer bem?

  • "Estoque" músculos!

De acordo com o Department of Health and Human Services, idosos ativos têm menor risco de desenvolver limitações funcionais moderadas ou severas. Isso é: são idosos capazes de cuidar de si com autonomia e segurança.

A atividade física atua em diferentes aspectos do envelhecimento saudável:

  • Ajuda a prevenir quedas
  • Melhora a mobilidade e o alongamento
  • Mantém a força e o equilíbrio do corpo

Mas não pense em fazer um monte de exercício somente quando você se tornar idoso! Há benefícios em garantir desde já uma boa reserva muscular. Seja ativo no presente e colha benefícios para um futuro mais saudável em todos os quesitos.

Quem hoje é sedentário, dificilmente se tornará um idoso com o hábito de se movimentar. Estudos mostram que, com o envelhecimento, aumenta a possibilidade de você se tornar ainda mais sedentário e apresentar dificuldades em iniciar novos hábitos saudáveis.

  • Coma bem sempre

Assim como a atividade física é um hábito, com a alimentação é a mesma coisa. Muita gente diz que só irá se cuidar e se alimentar melhor quando "chegar a hora". Ou seja, quando estiver mais velho ou com alguma doença como diabetes, hipertensão, etc. Isso é um grande equívoco.

Para investir no futuro, devemos ter um reserva de saúde emergencial, como em uma analogia com a nossa vida financeira.

Pensamos em aposentadoria para garantir um pé de meia quando os ganhos se tornarem menores e as demandas maiores, certo? Com a nossa saúde é a mesma coisa! Nosso corpo, quando jovem, tende a responder de forma otimizada a qualquer tipo de estímulo, os substratos são bem aproveitados e o estoque tende a ser duradouro, caso haja estímulos constantes.

Já o corpo, ao envelhecer, tende a perder mais músculos (catabolismo) com a falta de estímulos. Garantir a massa muscular de agora irá determinar qual tipo de idoso você será!

Dentro desse mesmo contexto, a alimentação com aporte adequado de proteínas tem papel importante em fornecer substratos necessários para a formação do tal estoque de massa muscular. Para se ter ideia, com o envelhecimento há uma redução da capacidade do corpo em absorver e aproveitar as proteínas, o que também passa a ser dificultado com a tendência em se reduzir o consumo proteico na dieta na terceira idade. Essas mudanças do corpo e de comportamento só pioram ainda mais os quadros de sarcopenia.

Repense o impacto das suas escolhas de hoje no seu futuro. Como um estilo de vida ativo e hábitos saudáveis ao longo da vida podem levar a um futuro com maior expectativa de vida, além de mais qualidade!

Qualquer modalidade vale para ser saudável: musculação, pilates, ioga, treino funcional. Entenda que as escolhas e ações que você direciona agora em sua saúde são seu maior e melhor investimento de vida! Elas que irão proporcionar as reservas do futuro, garantindo saúde e qualidade de vida para usufruir de sua aposentadoria.

*Colaboração Dra. Renata Luri, fisioterapeuta doutorada pela Unifesp e Ana Clara Desiderio, gestora da fisioterapia na Clínica La Posture

Referências:

Acesso em 2022:

https://sbgg.org.br/wp-content/uploads/2022/04/1649787227_Manual_de_Recomendaes_para_Diagnstico_e_Tratamento_da_Sarcopenia_no_Brasil-1.pdf

https://www.paho.org/pt/envelhecimento-saudavel