Topo

Katleen da Cruz Conceição

Conheça sugestão de tratamento para melhorar manchas de foliculite

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

27/07/2020 04h00

Olá, hoje respondo as perguntas da Denise e da Luzia. Se você também tem dúvidas sobre pele, mande um email para vivabemuol@uol.com.br ou pelo Instagram de VivaBem (@vivabem_uol), que eu vou responder.

A Denise faz depilação a laser (pernas e coxas) como tratamento de foliculite, tem a pele bastante sensível e usa hidratante a base de ureia, ela conta que o resultado está sendo lento, porém satisfatório e pergunta: quais os tratamentos indicados para melhorar as manchas causadas pela foliculite?

Para começar, vamos explicar o que é foliculite: trata-se de uma infecção de pele que se inicia nos folículos pilosos, ela se apresenta no formato de pequenas espinhas, de pontas brancas, em torno de um ou mais folículos pilosos. A maioria dos casos é superficial, mas pode coçar e doer. Normalmente, a inflamação do pelo se cura sozinha, mas casos mais graves e recorrentes merecem atenção e tratamento com um dermatologista, pois podem levar a perda permanente do pelo e cicatrizes.

A principal causa é uma infecção de pele que se inicia nos folículos pilosos. Geralmente, é motivada por uma infecção bacteriana ou fúngica, mas também pode ser causada por vírus e, até mesmo, por uma inflamação de pelos encravados.

A melhor forma de evitar a foliculite é ter um acompanhamento adequado com um dermatologista para orientar o paciente a esfoliar o local, utilizar substâncias calmantes e filtro solar.

E agora a minha sugestão: Denise, aposte em medicações contendo ácido kójico e fítico para atenuar a pigmentação e laser fracionado associado à depilação, isso vai auxiliar bastante. Mas, mais uma vez reforço: converse com o seu dermatologista sobre essas sugestões.

Já a Luzia pergunta: uso óculos há alguns anos e onde ele encosta, formou uma mancha roxa sobre o nariz. O que devo fazer?

Luiza, recomendo que você marque um alergista para descartar qualquer processo alérgico e depois consulta com um dermatologista para tratar com despigmentantes.

Ela também pede a indicação de um bom protetor solar para pele oleosa com muitos cravinhos. Para esse caso, o filtro solar ideal é em sérum ou gel creme, mas não dispense uma consulta com um dermatologista.