Fernando Guerreiro

Fernando Guerreiro

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Não emagrece! Por que é errado usar táticas para suar mais durante o treino

Ao terminar o treino completamente suadas, algumas pessoas têm a sensação de que queimaram muitas calorias e gordura.

Pois saiba que transpirar não faz você emagrecer. Quando suamos, perdemos apenas água e sais minerais, não gordura.

Portanto, qualquer peso perdido através da transpiração será temporário e recuperado assim que você se reidratar. Para a perda de peso efetiva e saudável, é importante focar em uma dieta equilibrada e exercícios regulares.

Transpirar é crucial para regular a temperatura corporal. Esse processo ajuda a resfriar o corpo, já que quando o suor evapora da pele, remove calor, mantendo a temperatura interna estável. Além disso, a transpiração auxilia na eliminação de toxinas do corpo e na hidratação da pele.

É um grande erro usar táticas para suar mais durante o treino (como fazer exercícios com agasalho no calor) pensando em emagrecer. Isso porque você acelera a desidratação, o que prejudica a performance esportiva e traz diversos riscos para a saúde.

Além de água, o suor contém eletrólitos como sódio, potássio e cloreto. Se essas substâncias não forem repostos, pode ocorrer um desequilíbrio eletrolítico, afetando a função muscular e cardíaca.

Em condições extremas, como altas temperaturas ou durante exercícios intensos, a transpiração excessiva sem a devida reposição de líquidos pode levar a condições graves, incluindo desmaio e até a morte.

É fundamental manter-se hidratado, especialmente quando se transpira bastante, por meio da ingestão regular de água ou de bebidas isotônicas que repõem eletrólitos perdidos no suor.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes