Topo

Fernando Guerreiro

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Estâmina: aumente o nível de energia do corpo e treine melhor

iStock
Imagem: iStock

Colunista de VivaBem

03/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quem joga (ou já jogou) videogame provavelmente já viu o termo "stamina", que é o nível de energia do personagem. Pois saiba que nosso corpo realmente tem uma autonomia de combustível para realizar suas tarefas e atividades que exigem esforço. Quando essa "barrinha" de energia chega ao fim, ocorre a fadiga.

Ter um bom nível de estâmina é importante para realizarmos exercícios físicos por longos períodos —seja uma corrida, seja um jogo de futebol, seja uma partida de beach tênis, seja um treino de musculação.

Como aumentar a estâmina

- Combine treinos de força (musculação, funcional) com exercícios cardiovasculares (corrida, bike, natação);

- Prefira exercícios que recrutam vários grupos musculares ao mesmo tempo (agachamento, afundo, barra fixa, flexão de braços, remadas etc.);

- Opte por treinos dinâmicos;

- Faça intervalos curtos entre as series;

- Aumente progressivamente a carga de treino;

- Mude de tempos em tempos a rotina de exercícios, para variar o estímulo;

- Alimente-se bem;

- Respeite o descanse e tenha um sono adequado.

Quanto você tem de energia?

Ao dirigir um carro, você já deve ter reparado que o consumo de combustível aumenta quando aceleramos forte, né? Com nosso corpo é a mesma coisa. A vantagem do carro é que ele mostra quanto há de gasolina e até quantos quilômetros ainda conseguimos rodar antes de o combustível do tanque acabar. E no treino?

Existem relógios esportivos que usam o VO2 máximo (consumo máximo de oxigênio) do atleta e dados de frequência cardíaca durante o exercício para estimar o nível de estâmina em tempo real.

Esse recurso ajuda no controle de esforço durante o treino. Assim como você tira o pé do acelerador quando percebe que naquela velocidade o combustível do carro vai acabar antes de chegar ao posto de gasolina, com o nosso corpo é só diminuir a intensidade da atividade física para conseguir se exercitar por mais tempo.

Portanto, você pode usar esses dados para rastrear e gerenciar seu esforço, evitando, por exemplo, acelerar forte em determinado ponto de sua corrida, jogo de futebol ou passeio de bicicleta.