PUBLICIDADE

Topo

Fernando Guerreiro

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Natação queima 500 calorias por hora e traz vários benefícios; veja 12

Nadar fortalece os músculos dos braços, das costas, das pernas e do abdome - iStock
Nadar fortalece os músculos dos braços, das costas, das pernas e do abdome Imagem: iStock
Conteúdo exclusivo para assinantes
Fernando Guerreiro

Fernando Guerreiro é formado em educação física e especializado em treinamento funcional. Atleta amador, já completou ultramaratonas e triatlos, e é também head coach da We Move Brasil, equipe de treino especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Colunista do VivaBem

24/01/2022 04h00

Todos sabem que a prática regular de exercícios é essencial para uma vida melhor. E um dos segredos para conseguir tornar a atividade física algo presente na rotina é encontrar uma modalidade que seja prazerosa. A natação é uma ótima opção para isso, já que os treinos na água proporcionam muito bem-estar.

Nadar ajuda a controlar o estresse e a ansiedade. Também auxilia no combate de várias doenças, como obesidade, asma e bronquite.

Um ponto importante, principalmente para quem está com excesso de peso, é que os esportes aquáticos geram baixo impacto nas articulações e facilitam movimentos que seriam difíceis de executar fora do ambiente aquático.

Eu me lembro de quando comecei a fazer aulas de natação. Achava ser uma atividade chata, em que as pessoas ficam só contando os ladrilhos da piscina. Grande engano meu. Passei a amar o esporte e umas das coisas em que ele mais me auxiliou foi desenvolver a questão cognitiva, pois o tempo todo eu estava aprendendo e conectando algo novo.

A seguir, mostro 12 benefícios que a natação pode trazer para você:

1 - Concentração em alta É uma modalidade com muitos detalhes, movimentos que precisam ser feitos em sincronia. A concentração durante o exercício é fundamental, o que acaba elevando o nível dessa capacidade —exigida em diversas áreas da vida.

2 - Melhora do humor O treino de natação estimula a produção de neurotransmissores que geram a sensação de bem-estar e prazer. Eles reduzem o estresse e melhoram o humor. Isso é algo proporcionado por qualquer exercício, mas o benefício tende a ser turbinado pelo contato com a água, que é relaxante.

3 - Controle da pressão A atividade física ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, mantendo a pressão arterial baixa e reduzindo o risco de hipertensão.

4. Menor risco de ter diabetes Quando praticamos exercícios, os músculos usam a glicose (açúcar) como combustível, isso reduz a glicemia (nível de açúcar na corrente sanguínea) e o risco de ter diabetes tipo 2.

5. Redução de gordura Em um treino de natação você queima, em média, 500 calorias por hora. Se atividade física estiver aliada a uma boa alimentação, vai proporcionar a perda de peso.

6. Proteção da cartilagem É um exercício sem impacto nas articulações.

7. Ganho de força Ajuda no fortalecimento dos músculos dos braços, tronco, abdome e pernas.

8. Coração em forma Nadar melhor o condicionamento cardiovascular e reduz o risco de doenças como infarto e AVC.

9. Asma Por aumentar a capacidade pulmonar, a atividade contribui para minimizar os sintomas e até controlar a doença.

10. Flexibilidade Mantém os músculos flexíveis e saudáveis

11. Longevidade Estudos apontam que fazer natação reduz em até 50% o risco de morte prematura, por conta dos vários benefícios à saúde citados acima.

12. Mais fôlego e disposição A melhora do condicionamento físico vai deixar você com mais resistência e disposição para atividades do dia a dia.

Quer cair na água para conquistar tudo isso? Procure um local para praticar o esporte e um profissional de educação física para orientar a prática.