Topo

Fernando Guerreiro

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Aprenda 5 exercícios educativos que vão ajudar a melhorar sua corrida

iStock
Imagem: iStock

Colunista do VivaBem

13/03/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"O que o motiva a começar, não o levará até o final!"

Quando falamos de evolução no esporte, nem sempre basta motivação e regularidade no treino. Em algum momento, precisamos buscar um "algo mais" para evoluir nossa técnica, melhorar o corpo e conseguir fazer a atividade física para o resto da vida.

Depois de completar nove maratonas (42,195 km), duas ultramaratonas de 75 km e alguns triatlos —entre eles o IronMan 70.3 (prova com 1,9 km de natação, 90 km de bike e 21 km de corrida), percebi que o que me sustentou até aqui foi a disciplina de sempre fazer outros exercícios e não só correr —ou "só" pedalar e nadar, no caso do triatlo.

Além dos treinos de força e funcionais, uma tática que sempre me ajudou muito foi realizar os exercícios educativos de corrida, e quero compartilhar isso com vocês. Mas, antes de ensinar os movimentos, vou falar dos seus benefícios:

- Desenvolvimentos a consciência corporal: para quem corre, quanto mais consciência corporal, melhor será a postura —o que vai ajudar a performance.

- Melhora da coordenação Quanto mais técnico o movimento na corrida, menor o risco de possíveis lesões. O gesto motor coordenado economiza energia, e quanto mais integrado o corpo estiver, mais forte será o ritmo da corrida.

- Mapeamento de desequilíbrios e encurtamentos musculares Durante a corrida nem sempre conseguimos detectar essas alterações. Já os educativos possibilitam isso. Desequilíbrios e encurtamentos musculares podem facilitar o surgimento de lesões, como também reduzir performance. Corrigi-los ajuda a tornar o treinamento mais eficiente.

Como fazer os educativos

Para entender como são esses exercícios, é muito melhor vê-los do que eu explicar aqui em texto. Por isso, no vídeo abaixo mostro como fazer meus cinco exercícios educativos favoritos, que uso há anos para aprimorar minha técnica de corrida. Caso não consiga visualizar o vídeo aqui na página, ele está em meu Instagram (@guerreiro.lifestyle).

Quando fazer os educativos de corrida?

O ideal é realizar os exercícios de duas a três vezes por semana —se você treina três vezes por semana, invista nos educativos em dois dias e deixe o outro dia só para o treino longo.

Como esses exercícios têm movimentos que estimulam os gestos ligados à corrida, eles podem ser encaixados na rotina sem dificuldade. Geralmente, são feitos antes do treino principal, como parte do aquecimento —corra por 10 minutos para aquecer e depois faça os educativos, por exemplo.