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"Queijo" cremoso e picante de castanhas: aprenda receita vegana

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
Taise Spolti

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa ?Masterchef?, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Colunista do UOL

02/08/2020 04h00

Já tem um tempo eu venho tentando e testando várias receitas e opções alternativas de adaptações para a alimentação vegetariana e vegana. Trabalhar com isso me proporciona a liberdade de experimentar, provar e indicar às minhas alunas particulares inúmeras opções que caibam na realidade de cada uma, e, não apenas de poucas. Fui desafiada e ir para a cozinha e me dedicar a experimentar as adaptações para o melhor sabor possível que eu pudesse encontrar.

Dentro dessas pesquisas, já me deparei inúmeras vezes com receitas que nem sempre ficavam tão saborosas quanto pareciam, então eu sempre adapto aqui e ali para que o sabor fique muito mais incrível. Afinal, mesmo sabendo que queremos nos alimentar para nutrir e sermos saudáveis, a alimentação está muito além disso e está ligada, sim, ao nosso prazer, cultura e ao nosso social.

Essa receita de queijo cremoso fez o maior sucesso aqui em casa, dá para substituir aquelas pastinhas com queijo quark por exemplo, dá pra consumir direto no pão ou torradinha, ou então criar receitas como um gratinado de berinjela.

Se quiser, troque a picância da páprica defumada por outras ervas, a cada receita que você experimentar: cominho e curry ficam deliciosos, ervas provençais previamente aquecidas na frigideira antes de serem adicionadas a receita também soltam muito sabor e aroma, ou use orégano ou apenas sal marinho.

Ingredientes

  • 1 xícara de castanhas-de-caju
  • Sumo de 1/2 limão (se tiver pouco liquido, use o limão inteiro)
  • 1 colher (sopa) de azeite (dá para usar também óleo de castanhas ou até o óleo de coco)
  • Água filtrada --o quanto baste para ajudar a bater
  • 1 colher (chá) rasa de páprica defumada

Preparo

  1. Coloque as castanhas em um pote coberto com água, coloque um paninho e deixe de um dia para o outro (no mínimo 12h). Escorra essa água e você já pode usar para a receita, se quiser, deixe germinar mais um dia (muda consistência e sabor);
  2. Coloque as castanhas com a páprica defumada, o limão e o azeite ou óleo, não acrescente água ainda;
  3. Independentemente se fizer no liquidificador ou no processador de alimentos, tenha um pouquinho de paciência, pare se necessário e misture com uma espátula. Quando achar necessário coloque uma colher de água para ajudar a bater: quanto menos água você colocar, mais consistente seu queijo ficará;
  4. Quando formar uma pasta lisa e bem consistente, desligue e coloque em um potinho com tampa para guardar na geladeira. Você pode consumi-lo em até 10 dias, mantendo refrigerado.