Topo

Ageless

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Mãe da Angélica ganhou vibrador: conheça benefícios para mulheres maduras

iStock
Imagem: iStock

Colunista de VivaBem

19/05/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O presente que Angélica deu para a mãe no Dia das Mães virou uma grande polêmica na última semana. A apresentadora deixou muita gente chocada por revelar a escolha de um vibrador para Angelina, 78. Segundo ela, teria sido um pedido da própria matriarca, que nunca tinha sequer tocado em brinquedo sexual antes.

Não faltaram críticas nas redes sociais: "Noção da Angélica passou longe, para tudo tem limite"; "É muita falta de respeito"; "Fazendo qualquer coisa para aparecer".

Se tem uma coisa que parece não ter fim é a ideia equivocada de que mulheres maduras, ainda mais se forem mães, são seres intocáveis e isentos de sexualidade.

Levantamento feito com idosos, conduzido pela Universidade de Michigan, nos EUA, por exemplo, mostrou que para 74% dos entrevistados o sexo é fundamental. Então já passou da hora de uma mulher madura parar de chocar a sociedade por cuidar do seu prazer com um vibrador.

Segundo Mariana Rosario, ginecologista, obstetra e mastologista, membro do corpo clínico do Hospital Albert Einstein (SP), enquanto a mulher tiver vontade, sentir desejo, ela pode (e deve) explorar brinquedos eróticos e realizar suas fantasias.

"É saudável para o corpo e a mente", assegura a especialista. "A mulher precisa conhecer seu corpo, saber de onde vem seu prazer e sempre é possível descobrir novas zonas erógenas ou se excitar com novidades, em qualquer idade", explica a médica.

Se você ainda não testou, aqui vão alguns bons motivos para comprar seu primeiro vibrador, em qualquer idade:

1. Aumento da lubrificação

Um dos sintomas co muns da menopausa é a diminuição da lubrificação vaginal devido às mudanças hormonais. A secura vaginal pode causar desconforto e até mesmo dor durante a relação sexual. Os vibradores podem ajudar nesse aspecto, pois a estimulação proporcionada por eles pode aumentar o fluxo sanguíneo para a região genital, melhorando a lubrificação natural. Procure vibradores com materiais suaves e não irritantes, o que é particularmente benéfico para mulheres com maior sensibilidade.

2. Estímulo da sensibilidade

Durante a menopausa, algumas mulheres podem experimentar uma diminuição da sensibilidade sexual. Os vibradores podem ser uma ferramenta útil para estimular os tecidos e os nervos sensíveis na área genital. A vibração suave e regulável dos vibradores pode ajudar a despertar as terminações nervosas, aumentando a excitação e melhorando a resposta sexual. Esse estímulo adicional pode ser especialmente benéfico para mulheres que estão enfrentando uma diminuição na sensibilidade e desejam reacender seu prazer sexual.

3. Melhora do bem-estar mental e emocional

A menopausa pode ser um momento desafiador emocionalmente para muitas mulheres. Alterações hormonais, flutuações de humor e baixa autoestima são apenas algumas das questões que podem surgir. O uso de vibradores pode ajudar a melhorar o bem-estar mental e emocional.

O orgasmo liberado pela estimulação dos vibradores promove a liberação de endorfinas, neurotransmissores que são conhecidos como "hormônios da felicidade". Essa liberação de endorfinas pode aliviar o estresse, melhorar o humor e promover uma sensação geral de bem-estar.

4. Estímulo da vida sexual

A menopausa não precisa marcar o fim da vida sexual. Pelo contrário, pode ser uma oportunidade para explorar novas formas de prazer e intimidade. Os vibradores podem ser uma excelente ferramenta para isso. Ao experimentar diferentes tipos de vibradores, formatos, tamanhos e intensidades, as mulheres maduras podem descobrir novas formas de prazer que talvez não tenham experimentado antes.

Além disso, o uso de vibradores pode ser uma maneira divertida de introduzir variedade e excitação na vida sexual, tanto para mulheres que estão em um relacionamento quanto para as que estão sozinhas.