Topo

Pesquisa lista as cias aéreas que mais atrasam voos do Brasil para a Europa

O voos atrasados e cancelados impactaram mais de 93 mil pessoas no Brasil - Getty Images/iStockphoto
O voos atrasados e cancelados impactaram mais de 93 mil pessoas no Brasil Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do UOL

16/12/2019 11h54

Um levantamento realizado pela AirHelp, empresa especializada em serviços jurídicos para passageiros que tiveram viagens canceladas, publicou um levantamento das companhias com maiores taxas de atrasos ou cancelamentos em voos entre Brasil e Europa. A pesquisa também sinalizou as rotas nas quais esses problemas acontecem com maior frequência.

Encabeçando a lista está a Azul, com 29% de atrasos ou cancelamentos. A cada dez voos, a companhia registrou problemas em três deles, o que impactou quase 6.000 passageiros. Em seguida, estão as empresas Latam (24% dos voos), AirFrance (20%) e a TAP Portugal (19%). Juntas, as três afetaram 38,5 mil passageiros.

Entre as mais pontuais estão a AIR Europa, que registrou problemas em 12% dos voos; a KLM (9%) e a espanhola Iberia (8,4%).

Na mesma análise, a empresa observou as rotas entre Brasil e Europa para identificar quais tiveram mais atrasos e cancelamentos. Em primeiro lugar está o trajeto Guarulhos-Lisboa, com 30% dessas ocorrências em voos.

Logo depois, estão os percursos Guarulhos-Frankfurt (27% de atrasos ou cancelamentos), Guarulhos-Paris (22%), Guarulhos-Roma (20%) e Guarulhos-Madri (16%).

O aeroporto de Guarulhos é origem das cinco rotas com mais atrasos e cancelamentos do país  - Getty Images - Getty Images
O aeroporto de Guarulhos é origem das cinco rotas com mais atrasos e cancelamentos do país
Imagem: Getty Images

Segundo a AirHelp, 18% dos voos partindo do país sofreram atrasos de mais de 15 minutos, impactando mais de 95 mil pessoas.

A pesquisa ainda aponta que o melhor horário para voar é no período da tarde, das 12h às 16h, sendo os melhores dias sábado e domingo. O dia campeão em problemas é a quarta-feira.

Para o levantamentos, foram examinados mais de 2,3 mil voos partindo dos aeroportos brasileiros com destino à Europa, no período de 15 de dezembro de 2018 a 15 de fevereiro de 2019.